A locomoção bípede, denominada de marcha, é uma tarefa funci...
A locomoção bípede, denominada de marcha, é uma tarefa funcional que exige interações complexas e coordenação entre grande parte das articulações do corpo, especialmente dos membros inferiores. Trata-se de uma atividade cíclica que é relativamente simétrica em relação aos movimentos angulares das grandes articulações, padrões de ativação do músculo e descarga de peso nos membros inferiores.
Considerando os movimentos que ocorrem no quadril, joelho e complexo tornozelo-pé durante a marcha, analise as seguintes afirmativas.
I. Durante a marcha o movimento da articulação coxofemural é triaxial, com a flexo-extensão ocorrendo ao redor do eixo mediolateral, a adução-abdução ao redor do eixo anteroposterior e a rotação medial-lateral em torno do eixo longitudinal.
II. O movimento do tornozelo é restringido pelas limitações morfológicas da articulação talocrural, possibilitando assim apenas os movimentos de flexão plantar e dorsiflexão.
III. Durante a marcha a articulação do joelho permite apenas um grau de liberdade de rotação angular. O movimento primário de flexo-extensão do joelho ocorre em torno de um eixo anteroposterior.
Está correto o que se afirma em