Questões de Concurso Militar PM-RJ 2010 para 1º Tenente - Pedagogia
Foram encontradas 13 questões
Grande parte dos cariocas acredita que feijoada é uma comida leve, que eles são sempre os mais espertos dos malandros e que manga com álcool faz mal à saúde.
A partir dessas atitudes de muitos cariocas, podemos afirmar que esse comportamento tem suas raízes no conhecimento
De acordo com os PCNs, “a diversidade marca a vida social brasileira. Diferentes características regionais e manifestações de cosmologias ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, a organização social nos grupos e regiões, os modos de relação com a natureza, a vivência do sagrado e sua relação com o profano. O campo e a cidade propiciam às suas populações vivências e respostas culturais diversas, que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas. Os processos migratórios colocam em contato grupos sociais com diferenças de fala, de costumes, de valores, de projetos de vida.”
Frequentemente, porém, esse processo complexo presente na vida brasileira é ignorado e/ou descaracterizado. Na escola, onde a diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade, essa presença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada. São múltiplas as origens da omissão com relação à Pluralidade Cultural. (p.125).
Devido à heterogeneidade de sua população, o Brasil desconhece a si mesmo. Muitas vezes, no cotidiano escolar, tendemos a assumir estereótipos. Para superar o racismo e a discriminação presentes no dia a dia escolar, é necessário que os professores
1. é uma representação simbólica do mundo.
2. não nos permite construir a realidade de modos diferentes.
3. nos indica que podemos construir a realidade de modos diferentes.
4. não se aprende na escola
Assinale a alternativa correta.
Os excluídos da escola
Em matéria publicada no Diário do Nordeste em 24/3/2008 e disponível na Rede Mundial de Computadores em 19/07 de 2009, sob o tíulo Os excluídos da escola, a repórter Lêda Gonçalves descreve o problema enfrentado por Marcos Vinícius que “aos nove anos de idade não sabe ler e nem escrever. É hiperativo e nenhuma escola da Capital procurada por sua mãe, Francinete da Silva, ‘aguentou’ por muito tempo o garoto. Este ano, cansada de tentar matriculá-lo, ela desistiu e Marcos está em casa, sem nenhuma perspectiva de aprendizagem, sociabilidade e com seus direitos ignorados”.
Retirado de http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=522656
Para garantir a qualidade de ensino, é correto afirmar que o Projeto Político Pedagógico de cada escola deve
1. ser elaborado pelo conjunto dos elementos da equipe escolar.
2. contemplar as demandas da comunidade atendida.
3. partir de amplo processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
4. atender as características e necessidades do alunado.
5. ser elaborado pela equipe pedagógica da unidade escolar.
Desta forma, são exigências do projeto político-pedagógico da escola os seguintes itens: