Questões de Concurso Militar EsFCEx 2011 para Oficial - Conhecimentos Gerais
Foram encontradas 40 questões
A. Vou tomar duas Brahmas hoje.
B. A professora canta como um passarinho.
C. Nosso chefe é uma cobra.
I. Em A, há uma relação de correspondência.
II. Em B, ocorre uma metáfora zoomórfica.
III. Em C, a metáfora é causada por “uma cobra”.
“De acordo com pesquisa americana publicada no periódico BMC Public Health, pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo bebem e fumam menos e apresentam um índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que aquelas que se dedicam menos à escola.”
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/estudar-tambem-pode-ajudar-saude- do-coracao. Acesso em 14 de março de 2011.
Analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Em “pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo [...]”, o que é um pronome relativo.
II. Em “pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo [...]”, o que introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.
III.Em “aquelas que se dedicam menos à escola.”, o que é uma conjunção integrante.
IV. Em “aquelas que se dedicam menos à escola.”, o que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
I. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas, mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.
II. As relações contrárias aos padres jesuítas por parte dos colonos acentuou-se pelo fato de os lusos acreditarem que os inacianos retardavam o desenvolvimento de suas atividades econômicas ao dificultar o uso da mão de obra indígena.
III. Os jesuítas foram expulsos da Capitania de São Vicente porque os colonos os denunciaram por transformar índios aldeados em escravos da Companhia.
I. O desinteresse do sudeste cafeeiro pela escravidão foi uma forte motivação para a extinção do trabalho escravo nas últimas décadas do século XIX.
II. Após 1850, fortaleceu-se um movimento migratório da população escrava, cujo sentido era sobretudo o das fazendas de cana-de-açúcar do norte do país.
III. Apesar da importância do café para o conjunto da economia nacional, nas décadas de 1870 e 1880, mais da metade da população escrava existente nas províncias cafeeiras estava alocada em municípios, cuja produção voltava-se para a economia interna.
I. Uma das importantes motivações para o advento da República no Brasil foi a perspectiva federalista emanada de algumas províncias.
II. Apesar de dividido ideologicamente, o movimento republicano promoveu uma mudança revolucionária quando da instauração da República no Brasil.
III. Pode-se afirmar que a Monarquia foi superada, em grande medida, pela ação unificada do Exército e da Marinha em apoio às camadas agrárias cafeeiras.
I. Fundava-se no princípio do respeito à vontade do voto popular quando da eleição dos governantes dos Estados.
II. Sustentava-se no reconhecimento da legitimidade das maiorias estaduais pelo governo federal e, reciprocamente, no apoio das situações estaduais aos governantes em nível federal.
III. Restaurava, após a curta fase ditatorial dos primeiros anos da República, um regime político plenamente democratizado.
I. A Constituição de 1937 teve como principal característica o predomínio do Poder Executivo sobre as demais instâncias de Poder do Estado.
II. Em relação ao operariado, o Estado Novo procurou anular a sua influência por meio de uma política trabalhista que negava a luta de classes.
III. O Estado Novo surgiu de um golpe forjado pela união ampla das elites econômicas com as político-militares.
I. Apesar das amplas liberdades consagradas na Constituição vigente, o direito de greve sofreu considerável restrição, dependendo de autorização judicial para configurar-se como legal.
II. Uma característica importante do período pós-1950, quando da segunda fase de Vargas no poder, foi o retraimento do nacionalismo e do populismo.
III. Durante a década de 1950, parte das atitudes oposicionistas advinha de comandantes militares, cuja ideologia era o anticomunismo de inspiração norte-americana.