Questões de Concurso Militar EsPCEx 2013 para Cadete do Exército - 2º Dia

Foram encontradas 12 questões

Q377612 Geografia
O Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa no mundo, segundo o relatório Who is winning the Clean Energy Race (Quem está ganhando a corrida da energia limpa, em tradu- ção livre). (…) Os dados, que não incluem energia nuclear, mostram gastos de 8 bilhões de dólares pelo País, no setor em 2011, contra os 6,9 bilhões do ano anterior.”

Sobre as fontes de energia limpa utilizadas em nosso País, podemos afirmar que:

I) são assim chamadas pois trata-se de fontes de energia não poluentes, não emissoras de carbono, além de renováveis.

II) por ser um país privilegiado em termos de radiação solar, a participação da energia solar na matriz energética brasileira é a maior dentre as fontes de energia renováveis utilizadas.

III) apesar do elevado custo de instalação, a energia eólica é uma fonte de energia limpa a custo zero que, no Brasil, é utilizada principalmente para bombeamento de água na irrigação.

IV) embora a biomassa proveniente da cana seja considerada uma fonte de energia limpa, sua utilização como fonte de energia vem se reduzindo, uma vez que as queimadas durante a colheita da cana-de-açúcar geram grande poluição do ar.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
Alternativas
Q377613 Geografia
“…o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atração e áreas de repulsão de população. E, na atualidade, a distribuição espacial da população também obedece a essa dinâmica." (ADAS, 2004, p.300)

Sobre as características do fenômeno migratório no território brasileiro podemos afirmar:

I) assim como o Nordeste, na década de 1950, o Centro-Oeste e a Amazônia, a partir da década de 1990, também passam a ser considerados áreas de repulsão populacional.

II) na década de 1990, com a reativação de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalação de diversas empresas, estabeleceu-se um fluxo de retorno de população para o Nordeste.

III) observa-se que a participação da população migrante na população local tem maior ex- pressão nas regiões de fronteira agropecuária, onde a expansão da produção agrícola tem gerado o aumento do emprego e da renda.

IV) segundo o IBGE, em São Paulo, o aumento do saldo migratório, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuição das saídas do estado.

V) tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
Alternativas
Q377614 Geografia
A seleção brasileira de futebol, vinda de Berlim (15°E de Greenwich), precisa chegar à cidade do Rio de Janeiro (45°W de Greenwich) às 13h do dia 25/10/2013, horário local. Considere que o avião fará o percurso leste-oeste e que o tempo de voo contínuo será de 10 (dez) horas. Para que a seleção chegue ao Rio de Janeiro, no horário predeterminado, o voo deverá partir de Berlim às _______do dia __________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
Alternativas
Q377615 Geografia
Sobre as vias de circulação e suas interferências, no espaço econômico dos países, pode-se afirmar que:

I) apesar da tendência de forte crescimento do modal rodoviário em países de dimensões continentais, as ferrovias continuam a deslocar parcela significativa das cargas.

II) os elevados custos de deslocamento por via aérea fazem com que o volume e o valor monetário das mercadorias transportadas sejam desprezíveis em relação ao transportado pelos demais modais de transporte.

III) a fim de aumentar a velocidade e reduzir os custos de deslocamento, observa-se que os sistemas de transporte modernos caracterizam-se pela complementariedade entre os diferentes modais de transporte.

IV) a rugosidade espacial representada por ferrovias arcaicas, que dão acesso aos portos de um país, reduz o poder de consumo de sua população.

V) a opção do governo brasileiro pelo transporte rodoviário justifica-se pelo fato de as ferro- vias e hidrovias serem lentas e inadequadas para o transporte de cargas a longas distâncias.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
Alternativas
Q377616 Geografia
“A África desafia a lei da transição demográfica.” (Mundo – Geografia e Política Internacional, Ano II, nº 5, p.9, apud MAGNOLI & ARAÚJO, 2005, p.143).

A falta de investimentos nos países da África subsaariana tem acarretado grande atraso no processo de transição demográfica desses países. Esse atraso é caracterizado pela(s).
Alternativas
Q377617 Geografia
Apesar de exceções como as metrópoles de São Francisco, Los Angeles e Dallas, “(...) o ritmo frenético da urbanização e o aparecimento de novas megacidades nas últimas décadas são fenômenos característicos do mundo subdesenvolvido”

Sobre o acelerado crescimento das cidades nos países subdesenvolvidos, podemos afirmar que:

I) a urbanização desses países repete o processo vivido pela Europa, pois o crescimento de suas grandes cidades tem sido tão rápido quanto foi o das cidades europeias.

II) as novas megacidades nesses países crescem principalmente sobre a base da expansão dos empregos no Setor Terciário.

III) o processo de urbanização gerou uma complexa hierarquia urbana, nesses países, na qual as metrópoles convivem com uma rede densa de cidades médias, que concentra a maior parte da população urbana.

IV) o acelerado crescimento das megacidades gerou, nesses países, o chamado déficit habitacional, o qual figura como um dos mais graves problemas característicos das metrópoles.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
Alternativas
Q377618 Geografia
Segundo o IBGE, em 2007, o nível de urbanização brasileira já era de 83,5%, índice superior ao da maior parte dos países europeus. Alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta, na verdade, nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. De acordo com os estudiosos, essa elevada urbanização apontada pelas estatísticas deve-se ao fato de a legislação do País considerar como urbanas as localidades que;
Alternativas
Q377619 Geografia
A partir do conhecimento das diferentes formações geológicas do território brasileiro, é possível deduzir a ocorrência de determinadas riquezas minerais. Na área “I”, hachurada no mapa esquemático das formações geológicas brasileiras a seguir, verifica-se a presença de jazidas de
Alternativas
Q377620 Geografia
No passado, a fumaça das chaminés servia para distinguir os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.”

té a década de 1930, eram considerados países desenvolvidos aqueles cuja economia estivesse fundamentada na produção industrial e países subdesenvolvidos aqueles em que a economia estivesse assentada na agricultura ou exploração mineral. Atualmente, com algumas exceções, no panorama global, funciona como importante critério para separar os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos o.
Alternativas
Q377621 Geografia
Imagens mostram que 57% da área original desse domínio morfoclimático brasileiro já estão desmatados. Sua biodiversidade também está ameaçada, fato que o aponta como um dos dois “hotspots” (MYERS, 1988, apud TERRA; ARAÚJO; GUIMARÃES, 2009, p.186)identificados no País. A utilização de tecnologias modernas para corrigir os solos ácidos possibilitou a intensificação da produção agrícola, o que vem acelerando a devastação desse domínio. O texto acima refere-se ao domínio morfoclimático do (a).
Alternativas
Q377622 Geografia
“A centralização de capitais proporcionou aos conglomerados um novo poder – o de ultra- passar as fronteiras nacionais. Dispersando as atividades produtivas pelos mais diversos países, as transnacionais aproveitam-se das diferenças entre eles para auferir maiores lucros.”

Depois da Segunda Guerra Mundial, inúmeras áreas localizadas em países subdesenvolvidos receberam unidades industriais dos países desenvolvidos. Esse deslocamento industrial para o Brasil, principalmente, entre 1968 e 1973, acarretou.
Alternativas
Q377623 Geografia
A aceleração dos fluxos de informação propiciada pelas inovações no meio tecnocientífico- informacional tem repercutido em toda a vida social e econômica e, consequentemente, na organização do espaço geográfico mundial. Dentre essas repercussões, podemos destacar.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: C
5: E
6: C
7: A
8: A
9: D
10: B
11: D
12: D