“A África desafia a lei da transição demográfica.” (Mundo – ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q377616 Geografia
“A África desafia a lei da transição demográfica.” (Mundo – Geografia e Política Internacional, Ano II, nº 5, p.9, apud MAGNOLI & ARAÚJO, 2005, p.143).

A falta de investimentos nos países da África subsaariana tem acarretado grande atraso no processo de transição demográfica desses países. Esse atraso é caracterizado pela(s).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. E

COMO MUITOS SABEM, A POPULAÇAO DA AFRICA, VIVI NA MISERIA

 decorrentes de uma natalidade explosiva,

A África tem elevadas taxas de natalidade e mortalidade, o que anula a questão D

Se a questão fala que a África "desafia as Leis da Transição Demográfica", então, já dá para entender que lá tem alta taxa de natalidade e mortalidade. Portanto, letra E

Vir muita gente generalizando não é a AFRICA, mas sim a AFRICA SUBSARIANA .

E- elevadas taxas de incremento populacional, decorrentes de uma natalidade explosiva, alimentada pela miséria africana.

A tendência mundial é de queda de taxa natalidade no mundo todo e junto a queda da taxa de mortalidade devido ao avanço médico, chamada de 4 fase, o que gera um CRESCIMENTO VEGATATIVO negativo, entretanto a AFRICA SUBSARIANA(ABAIXO DO SAARA)=ÁREA DE MENOR DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA está contra essa tendência visto que possui natalidade explosiva e alta taxa de mortalidade, o que gera um CRESCIMENTO VEGETATIVO positivo.

C-elevadas taxas de fecundidade e mortalidade infantil, explicadas e sustentadas pelo tradicionalismo religioso dessa região. Isso daqui seria mais especifico da AFRICA NORTE, onde estão a maioria da população mulçumana do continente.

D

permanência de um elevado crescimento vegetativo decorrente das altas taxas de mortalidade e das baixas taxas de natalidade

A

redução rápida e constante das taxas de natalidade, desde a década de 1970, provocada pelo acelerado processo de urbanização.

B

baixa expectativa de vida explicada pelas elevadas taxas de natalidade e fecundidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo