Questões de Concurso Militar CMBH 2015 para Aluno do Colégio Militar (EM) - Português
Foram encontradas 20 questões
Leia o trecho: “É por isso, que a meu ver, ser gentil não pode depender do outro, não pode ser uma moeda de troca [...]” (Texto 1 - l. 28 e 29).
Essa passagem está bem exemplificada, no Texto 2, no seguinte relato:
I- “Iniciativa dos meninos do suco desencadeia uma poderosa corrente do bem” : dois garotos de 11 e 12 anos vendiam suco para ajudar uma senhora idosa a comprar uma cadeira de banho e fraldas. (Curitiba – Paraná) II- “Crianças recebem cortes gratuitos de barbeiro em troca de lerem para ele”: crianças que leem para um barbeiro local recebem um corte de cabelo gratuito. (USA) III- “Bibliocirco dissemina leitura e alegria pela cidade”: um grupo de palhaços com a missão de disseminar alegria (brincadeiras, jogos) e leitura (distribuição de livros, de revistas, etc) tem ocupado espaços públicos. (São Paulo) IV- Cidade oferece transporte público de graça para passageiros que leem: para incentivar a leitura, cidade não cobra passagem de ônibus para pessoas que entram no veículo com um livro na mão. (Romênia)
A passagem do Texto 2 que bem caracteriza essas manchetes é:
Observe :
Entre as opções a seguir, fragmentos retirados dos Textos 1 e 2, encontre aquela que resume as ideias contidas
nesse manual:
Identifique a citação que mais se aproxima do trecho lido:
Observe, atentamente, os quadrinhos.
A fala dos personagens sugere que a gentileza vem acompanhada de atitudes que expressam:
I. Estados doentios do ser humano são, muitas vezes, decorrentes de uma atitude violenta com o seu semelhante. II. A hostilidade na convivência entre os seres humanos, incluindo atos de intolerância e falta de civilidade, são fatores que influem negativamente na saúde dos indivíduos. III. Não apenas o bom funcionamento dos órgãos do corpo humano é afetado pelos atos grosseiros e abrutalhados, mas também a mente em sua capacidade criadora e a vitalidade no trabalho.
As considerações acima são confirmadas no Texto 1 em
I.“[...] o que me empolgou cada vez mais.” (Texto 1- l. 11) II.“[...] o resultado foi este – o livro [...]” (Texto 1- l. 12) III.“[...] quanto na de quem se permite receber gentilezas.” (Texto 1- l. 36 e 37) IV.“[...] resume bem o que quero dizer [...]” (Texto 1- l. 30 e 31) V.“[...] o que chamo de ‘poder’ da gentileza [...]” (Texto 1- l. 44)
Há o mesmo valor sintático-semântico do termo destacado em:
“[...] mas que todos nós desejamos apenas ser felizes... [...]” (Texto 1- l. 9 e 10)
O uso das reticências, nesse contexto, sugere:
O verbo retribuir é transitivo no sentido de gratificar, dar retribuição. No contexto da frase, entretanto, este verbo:
Observe: “[...] e encontrou muita gente amável com o próximo [...]” (Texto 2 - l. 4)
Há um termo com o mesmo valor sintático-semântico do termo destacado em: