Questões de Concurso Militar EsFCEx 2015 para Oficial - Enfermagem
Foram encontradas 8 questões
I. A industrialização brasileira adquiriu um impulso definitivo pouco depois da publicação do Alvará de 1808, que permitiu o livre estabelecimento de fábricas e manufaturas no território colonial.
II. A abertura do comércio para as nações amigas foi um fator que serviu para inibir a indústria colonial nas primeiras décadas do século XIX.
III. Os grandes beneficiados pelas medidas joaninas foram os comerciantes portugueses, pois entre as suas principais bandeiras estava a da liberalização do comércio ultramarino.
I. O mundo ocidental vivia uma fase de ascensão de governos autoritários e de fortalecimento do pensamento antiliberal.
II. A tendência do mundo ocidental naquela conjuntura era a crença de que somente regimes políticos democráticos e pluripartidários podiam solucionar os graves problemas econômicos e sociais.
III. A grande depressão vivenciada pela economia norte-americana desde 1929 alimentara a descrença na liberal-democracia.
I. O voto era censitário.
II. Os libertos só podiam ser eleitos na primeira fase das eleições.
III. A escravidão foi expressamente declarada no texto.
IV. O voto dos analfabetos não era proibido.
V. Os governantes provinciais eram nomeados pelo Imperador.
Assinale a opção que somente contém dispositivos da Constituição monárquica brasileira.
I. Contrariamente aos paulistas, que estavam no poder, o programa político da Aliança Liberal era francamente industrialista.
II. A aliança entre os Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul não se colocou contra a política de valorização do café que vinha sendo adotada há décadas pelo governo federal.
III. O movimento de 1930, que depôs Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes, contou com o apoio de parte substancial do movimento tenentista.
I. A capitania doada passava a ser propriedade do capitão donatário, mas com a obrigação de doar sesmarias a cristãos interessados.
II. O donatário da capitania passava a ter o monopólio da atividade judicial e estava autorizado a fundar vilas e a formar milícias.
III. Os documentos da doação das capitanias estipulavam as parcelas dos tributos que deviam ser pagos pelos colonos aos capitães donatários e à Coroa.