Questões de Concurso Militar EsFCEx 2015 para Oficial - Enfermagem

Foram encontradas 8 questões

Q587518 Geografia
Os meses mais chuvosos ou de maior índice pluviométrico ocorrem no outono e no inverno, quando se dá o avanço da mPa (Massa Poiar Atlântica) e o encontro desta com a mTa (Massa Tropical Atlântica), provocando as chuvas frontais. Essas chuvas são, muitas vezes, intensas e que provocam grandes transtornos nas cidades onde ocorrem.

A associação correta entre o tipo climático brasileiro correspondente às características descritas e o exemplo de cidade onde ele ocorre está na opção: 

Alternativas
Q587519 Geografia
 Sobre a urbanização brasileira, considere as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

I. Ao longo da história da ocupação do território brasileiro, houve grande concentração de cidades nas faixas litorâneas, fenômeno associado ao processo de colonização.

II. As regiões integradas de desenvolvimento também correspondem as regiões metropolitanas, mas com municípios situados em mais de um estado.

III. A dispersão espacial das atividades econômicas diminui o papel de comando das grandes cidades, como São Paulo.

IV. As regiões de influencia das cidades brasileiras são delimitadas pelo fluxo de consumidores de que utilizam o comércio e os serviços no interior da rede urbana.

Alternativas
Q587520 Geografia
Leia o texto abaixo.

      Estão no território brasileiro perto de 16% das reservas florestais mundiais, que possuem, como sumidouros, grande importância no ciclo do carbono. Todavia, tal fato, que poderia ser uma condição favorável, constitui-se numa grande desvantagem, à medida que a comunidade internacional não crê que o governo brasileiro possa deter as queimadas vinculadas ao desmatamento da Amazônia.

(TAVARES, C. A. In: VITTE, Carlos Antonio; GUERRA, Teixeira J. A., (org.) Reflexões sobre a geografia física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. (pág. 144).)

Baseando-se no texto e em seus conhecimentos sobre a Amazônia Legal, pode-se afirmar que a (o) (s)

Alternativas
Q587521 Geografia
A medida que a indústria se tornava o eixo da economia brasileira - processo consolidado a partir da década de 1950, quando a economia do país passou a ser cada vez mais controlada pelas transnacionais - a agricultura ficava mais dependente e subordinada à indústria e aos interesses econômicos de grupos brasileiros e internacionais. Nesse sentido, é possível afirmar que, apesar da modernização pela qual a economia brasileira passou, bem como pela forma como se deu esse processo, a agricultura no país ainda apresenta características herdadas do período colonial, tais como:
Alternativas
Q587522 Geografia
 De acordo com o IBGE, o crescimento contínuo da população é devido à queda nas taxas de mortalidade após os anos de 1940 e aos altos níveis de fecundidade desse período até o final de 1970. No entanto, a taxa de crescimento entrou em desaceleração a partir de meados da década de 1980, quando os níveis de fecundidade começaram a apresentar queda acentuada, [...].

                                                                                              (ALMEIDA e RIGOLIM, 2013, p. 593.) 

A diminuição na taxa de fecundidade no Brasil, a partir dos anos de 1980, ocorreu devido à associação de fatores tais como a (o) (à) (ao)


Alternativas
Q587523 Geografia
Dentre as razões para a dispersão do parque industrial brasileiro de forma regional e também no território nacional, é correto afirmar que esse fato deveu-se à (ao)
Alternativas
Q587524 Geografia
Além de ser um recurso renovável, a água é uma das poucas fontes utilizadas para a produção de energia que não contribui para aquecimento global - um dos problemas ambientais mais discutidos na atualidade (ALMEIDA; RIGOLIN, 2013, p. 711). Contudo as hidrelétricas, inclusive as brasileiras, apresentam uma série de desvantagens, entre elas:
Alternativas
Q587525 Geografia
 Leia o texto abaixo:

A cidade gera um clima próprio (clima urbano), resultante da interferência de todos os fatores que se processam sobre a camada de limite urbano e que agem no sentido de alterar o clima em escala local (...).

(BRANDÃO, In: MONTEIRO. C. A. F; M ENDONÇA, Francisco, (org.). Clima urbano. São Paulo, Contexto, 2003, p. 122.)

Baseando-se no texto e em seus conhecimentos sobre clima urbano, pode-se afirmar que: 

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: D
6: C
7: E
8: A