Questões de Concurso Militar EsSA 2017 para Sargento - Área: Saúde

Foram encontradas 36 questões

Q2197098 Direito Ambiental
A unidade de Proteção Integral que se destina a preservação integral dos atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta, e proibida à visitação pública, com exceção de atividades educacionais corresponde a:
Alternativas
Q2197099 Estatística
Uma pesquisa feita em uma organização Militar constatou que as idades de 10 militares eram: 25, 20, 30, 30, 23, 35, 22, 20, 30 e 25.
Analisando essas idades, a média aritmética, a moda e a mediana, respectivamente, são:
Alternativas
Q2197100 Matemática
Num grupo de 25 alunos, 15 praticam futebol e 20 praticam voleibol, alguns alunos do grupo praticam futebol e voleibol e todos os alunos praticam algum esporte.
Qual a probabilidade de escolhermos um aluno ao acaso e ele praticar futebol e voleibol?
Alternativas
Q2197101 Geografia
Vários fatores interferem nas dinâmicas climáticas presentes no território brasileiro. Nesse contexto, identifique a única associação incorreta:
Alternativas
Q2197102 Geografia
A terceira região ou bacia hidrográfica brasileira em volume de escoamento superficial, com a maior capacidade instalada de geração de energia hidrelétrica é a região hidrográfica:
Alternativas
Q2197103 Geografia
No território brasileiro, em decorrência de diversos fatores que se combinam, encontramos várias formações vegetais caracterizadas como arbustivas, nas quais predominam vegetais arbustivos e herbáceos.
A única formação que não se enquadra nesse contexto é:
Alternativas
Q2197104 Geografia
Em 1966 foi criada uma lei redefinindo a Amazônica Brasileira, em uma região de superfície de mais de 5,2 milhões de Km2, cerca de 61% do território nacional. Essa região não coincide com os limites da região Norte, pois compreende também os estados de Mato Grosso e parte do Maranhão.
Essa redefinição da Amazônia Brasileira recebeu o nome de:
Alternativas
Q2197105 História e Geografia de Estados e Municípios
A Zona Franca de Manaus nasceu como um porto livre, ou seja, uma zona de armazenamento ou depósito de mercadorias provenientes do estrangeiro destinadas ao consumo interno da Amazônia ou países limítrofes ao Brasil no ano de:
Alternativas
Q2197106 História
Sobre a chamada União Ibérica, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2197107 História
No dia 1º de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança para atuarem contra o Paraguai.
Nessa oportunidade escolheram para exercer a função de Comandante-em-Chefe das forças aliadas, para a invasão do Paraguai: 
Alternativas
Q2197108 História
Dentre as revoltas ocorridas durante a Primeira República, houve uma na década de 1910, vencida pelas tropas federais, conhecida como:
Alternativas
Q2197109 História
Assinale, dentre as proposições abaixo aquela que relaciona as características descritas ao Estado Novo:
Alternativas
Q2197110 História
Sobre o Plano Real, é correto afirmar que foi lançado durante o governo do seguinte presidente:
Alternativas
Q2197111 História
No século XV, Portugal inicia um processo de expansão ultramarina em que uma das finalidades era de caráter mercantil.
Esta situação criou, imediatamente, uma ameaça aos interesses comerciais dos:
Alternativas
Q2197112 Português
Destaque a alternativa em que as regras de acentuação foram empregadas adequadamente. 
Alternativas
Q2197113 Português
Em “Você que ama velocidade, agora pode chegar ao finalmente"., a palavra sublinhada foi formada por:
Alternativas
Q2197114 Português
O termo grifado tem valor de possessivo na alternativa:
Alternativas
Q2197115 Português
Assinale a alternativa que contém um advérbio de tempo.
Alternativas
Q2197116 Português
Pensar é transgredir - Lya Luft
Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos -:- para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.
Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.
Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: "Parar pra pensar, nem pensar!".
O problema é que, quando menos se espera ele chega o sorrateiro pensamento que nos faz parar. Pode ser no meio do shopping, no trânsito, na frente da tevê ou do computâdor. Simplesmente escovando os dentes. Ou na hora da droga, do sexo sem afeto, do desafeto, do rancor, da lamúria, da hesitação e da resignação. Sem ter programado, a gente para pra pensar.
Pode ser um susto: como espiar de um berçário confortável para um corredor com mil possibilidades. Cada porta, uma escolha. Muitas vão se abrir para um nada ou para algum absurdo. Outras, para um jardim de promessas. Alguma, para a noite além da cerca. Hora de tirar os disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar: reavaliar-se.
Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto.
Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro,pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade é dormir abraçado no urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é avida.
Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar.
Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a belezatêm significado como fases de um processo.
Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos.
Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possiblidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.
Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada.
(Texto adaptado. Disponível em https://pensador.uol.com.br/frase/MjgzMzA0Acesso em 23/02/2017
Em “Mas compreendi, num lampejo.” , a palavra em destaque tem o sentido de:
Alternativas
Q2197117 Português
Em: “... milhares de indivíduos voltam a ver o mundo graças às córneas doadas.”, que tipo de sujeito se manifesta?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: E
6: D
7: A
8: C
9: C
10: E
11: D
12: B
13: E
14: A
15: E
16: B
17: C
18: B
19: D
20: A