Questões de Concurso Militar EsFCEx 2019 para Oficial - Capelão Católico

Foram encontradas 20 questões

Q1120851 Pedagogia
No que diz respeito à inspiração e à interpretação da Sagrada Escritura, segundo a compreensão do Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Dei Verbum, em estreita sintonia com documentos anteriores, assinale a afirmativa INCORRETA
Alternativas
Q1120852 Pedagogia

A santa Mãe Igreja, por fé apostólica, considera como sagrados e canônicos os livros inteiros tanto do Antigo como do Novo Testamento, com todas as suas partes [...] (Dei Verbum, n. 11)

A respeito da canonicidade dos livros bíblicos, bem como da organização desses livros segundo a Bíblia católica, analise as afirmativas a seguir:

I.     Chama-se Pentateuco àqueles cinco primeiros livros do Antigo Testamento que, na tradição judaica, são conhecidos como Torá.

II.     A Obra Historiográfica Deuteronomista corresponde aos sete primeiros livros dos chamados Livros Históricos.

III.     Dos Livros Sapienciais, Sabedoria e Eclesiástico são chamados de deuterocanônicos, por não fazerem parte da Bíblia protestante.

IV.     A ordem dos quatro Evangelhos não corresponde à ordem cronológica em que foram escritos.

V. O Corpus paulinum é constituído por cartas denominadas “protopaulinas”, “deuteropaulinas” e “tritopaulinas”.

Assinale  

Alternativas
Q1120853 Pedagogia
Deus dá-Se-nos a conhecer como mistério de amor infinito, no qual, desde toda a eternidade, o Pai exprime a sua Palavra no Espírito Santo. Por isso o Verbo, que desde o princípio está junto de Deus e é Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a participar nele. Portanto, feitos à imagem e semelhança de Deus amor, só nos podemos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na docilidade à obra do Espírito Santo. É à luz da revelação feita pelo Verbo divino que se esclarece definitivamente o enigma da condição humana. (PAPA BENTO XVI, Verbum Domini, nº 6) 
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q1120854 Pedagogia
Assim, toda a comunidade cristã cumpre, em sua celebração, o mandamento de Cristo, expresso por Lucas e Paulo em seus relatos: “fazei isto em memória de mim”. As quatro orações do Missal usam a mesma expressão: “celebrar a memória”, que vem a ser a melhor definição de toda a Eucaristia. É uma dimensão que encontramos tanto no NT como nos testemunhos patrísticos (Justino, Hipólito, Cipriano, Ambrósio, Crisóstomo) e nos conciliares (Trento, Vaticano II).
(ALDAZÁBAL, José. A eucaristia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 258.)
Considerando a dimensão memorial da Eucaristia, assinale a alternativa que apresente o acontecimento a que ela se refere. 
Alternativas
Q1120855 Pedagogia
O método histórico-crítico é o método indispensável para o estudo científico do sentido dos textos antigos. Como a Sagrada Escritura, enquanto “Palavra de Deus em linguagem humana”, foi composta por autores humanos em todas as suas partes e todas as suas fontes, sua justa compreensão não só admite como legítimo, mas pede a utilização deste método.
(PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA, A interpretação da Bíblia na Igreja, São Paulo: Paulinas, p. 37). 
A respeito dos princípios desse método, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1120856 Pedagogia
A Eucaristia, sinal da unidade com todos, que prolonga e faz presente o mistério do Filho de Deus feito homem (cf. Fl 2,6- 8), coloca-nos a exigência de uma evangelização integral. A imensa maioria dos católicos de nosso continente vive sob o flagelo da pobreza. Esta tem diversas expressões: econômica, física, espiritual, moral, etc. Se Jesus veio para que todos tenhamos vida em abundância, a paróquia tem a maravilhosa ocasião de responder às grandes necessidades de nossos povos. Para isso, tem que seguir o caminho de Jesus e chegar a ser a boa samaritana como Ele. (CELAM, Documento de Aparecida, nº 176).
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1120857 Pedagogia
A assembleia cristã é a primeira realidade litúrgica da celebração: uma Igreja que se faz acontecimento local, uma comunidade que celebra (IGMR 7) e no meio da qual já desde o primeiro momento está presente Cristo, o Senhor (IGMR 7.28). É a primeira e mais insistente notícia que o NT e os escritos dos primeiros séculos nos deram sobre a Eucaristia: a reunião da comunidade. (ALDAZÁBAL, José. A eucaristia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 390.)
A respeito da reunião da assembleia cristã para a celebração eucarística, assinale a alternativa em que se aponte o rito que possui a finalidade específica de congregar na comunhão e dispor os fiéis para ouvir a palavra de Deus.
Alternativas
Q1120858 Pedagogia
Diante de situações difíceis e de famílias feridas, é necessário recordar sempre um princípio geral: “Saibam os pastores que, por amor à verdade, estão obrigados a discernir bem as situações” (FC, n. 84). O grau de responsabilidade não é igual em todos os casos, e podem existir fatores que limitam a capacidade de decisão. Por isso, enquanto se deve expressar claramente a doutrina, é preciso evitar juízos que não levam em consideração a complexidade das diversas situações e é necessário prestar atenção ao modo como as pessoas vivem e sofrem por causa da sua condição. (PAPA FRANCISCO, Amoris Leatitia, n.79)
Considerando o texto acima, analise as proposições a seguir a respeito da liberdade e da responsabilidade humana:
I. O ser humano foi criado na liberdade, e ela o torna responsável por seus atos, que são consequência da sua vontade. II. A liberdade é um direito que não pode ser subtraído da pessoa, pois compromete sumariamente a dignidade humana. III. Os pastores estão obrigados a discernir as situações das famílias no exercício da liberdade e da responsabilidade de cada uma delas. IV. A doutrina deve prevalecer à liberdade das famílias e deve ser a única balança para julgar os atos e atribuir as responsabilidades pelo praticado.
Assinale
Alternativas
Q1120859 Pedagogia
Alguns teólogos recentes são de parecer que o fogo que simultaneamente queima e salva é o próprio Cristo, o Juiz e Salvador. O encontro com Ele é o ato decisivo do Juízo. Ante o seu olhar, funde-se toda a falsidade. É o encontro com Ele que, queimando-nos, nos transforma e liberta para nos tornar verdadeiramente nós mesmos. As coisas edificadas durante a vida podem então revelar-se palha seca, pura fanfarronice e desmoronar-se. Porém, na dor deste encontro, em que o impuro e o nocivo do nosso ser se tornam evidentes, está a salvação. O seu olhar, o toque do seu coração cura-nos através de uma transformação certamente dolorosa “como pelo fogo”. Contudo, é uma dor feliz, em que o poder santo do seu amor nos penetra como chama, consentindo-nos no final sermos totalmente nós mesmos e, por isso mesmo, totalmente de Deus. (PAPA BENTO XVI, Spe Salvi, nº 47)
  Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O Juízo é o decisivo encontro com Cristo no qual somos salvos.
                                  PORQUE
II. O Juízo é o momento em que nossa vida é revelada diante do fogo do amor de Cristo, que tem o poder de nos transformar e nos libertar para sermos nós mesmos e inteiramente convertidos para Deus.  
 A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1120860 Pedagogia
A respeito do primeiro Concílio ecumênico realizado na Igreja, o de Niceia, no ano de 325, cuja finalidade era resolver questões cristológicas, em razão da comunhão eclesial e da ortodoxia da fé, é correto afirmar que o credo niceno teve por objetivo refutar e condenar o
Alternativas
Q1120861 Pedagogia
A sagrada Liturgia não esgota a ação da Igreja, porque os homens, antes de poderem participar na Liturgia, precisam ouvir o apelo à fé e à conversão: “Como hão de invocar aquele em quem não creram? Ou como hão de crer sem o terem ouvido? Como poderão ouvir se não houver quem pregue? E como se há de pregar se não houver quem seja enviado?” (Rm10, 14-15). (CONCÍLIO VATICANO II, Constituição Sacrossanto Concílio, n.9)
Com base no texto acima e segundo o lugar que a liturgia ocupa na vida da Igreja, conforme os ensinamentos do Concílio Vaticano II, é correto afirmar que
Alternativas
Q1120862 Pedagogia
O Sagrado Concílio, ouvindo religiosamente a palavra de Deus, proclamando-a com confiança, faz suas as palavras de S. João: “Anunciamo-vos a vida eterna, que estava junto do Pai e nos apareceu: anunciamo-vos o que vimos e ouvimos, para que também vós vivais em comunhão conosco, e a nossa comunhão seja com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (Jo 1,2-3). (CONCÍLIO VATICANO II, Dei Verbum, n.1)
A revelação de Deus é tomada numa economia que se realiza por meio de ações e palavras. Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As obras realizadas por Deus manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras. II. As palavras confundem, e as obras realizadas por Deus esclarecem o mistério da revelação. III. As obras realizadas por Deus não manifestam ou confirmam qualquer doutrina ou realidade significada pelas palavras. IV. As palavras declaram as obras realizadas por Deus e esclarecem o mistério nelas contido.
Assinale 
Alternativas
Q1120863 Pedagogia
Convido todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito, já que “da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído”. Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada. (PAPA FRANCISCO, A Alegria do Evangelho, n.3) 
Com relação ao texto acima e considerando a revelação de Deus em Jesus Cristo, assinale a afirmativa INCORRETA
Alternativas
Q1120864 Pedagogia
A evangelização obedece ao mandato missionário de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado” (Mt 28, 19-20). Nesses versículos, aparece o momento em que o Ressuscitado envia os seus a pregar o Evangelho em todos os tempos e lugares, para que a fé n’Ele se estenda a todos os cantos da terra. (PAPA FRANCISCO, A Alegria do Evangelho, n.19) 
Em Alegria do Evangelho, o Papa Francisco tem insistido no caráter missionário da Igreja, conforme o texto acima. Considerando a necessidade de uma transformação missionária da Igreja, assinale a afirmativa INCORRETA.  
Alternativas
Q1120865 Pedagogia
O Concílio de Éfeso, de 431, teve por finalidade resolver a problemática levantada por Nestório, a respeito do uso, já corrente e popular na época, do termo Theotokos (Mãe de Deus), para se referir a Maria. Para Nestório, esse termo continha um erro teológico, pois julgava ser incorreto se referir a Maria como mãe do Verbo, de modo que seria apenas mãe do homem Jesus. Na contramão dessa posição, vigorou a teologia de Cirilo, que foi assumida como ortodoxa, de modo que o título Mãe de Deus foi reafirmado. A partir desse título mariano, levando-se em conta sua importância para a compreensão da fé, é teologicamente correto afirmar que  
Alternativas
Q1120866 Pedagogia

.O Concílio Vaticano II, com sua Declaração Dignitatis Humanae, sobre a liberdade religiosa, insiste no direito, inerente a toda pessoa humana, de não ser coagida no que diz respeito à sua pertença religiosa.

Diante desse direito, inscrito na própria dignidade do ser pessoa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1120867 Pedagogia
O parágrafo primeiro do cânon 204, do Código de Direito Canônico, estabelece que fiéis são todos aqueles que, pelo batismo, são incorporados a Cristo e participam, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo e são chamados a exercer, no mundo, a missão que Deus confiou à Igreja. Diante disso, segundo o que é definido pelos cânones 208-223, a respeito das obrigações e direitos de todos os fiéis, é correto afirmar que
Alternativas
Q1120868 Pedagogia

O cânon 204, do Código de Direito Canônico, em seus dois parágrafos, evita estabelecer uma identificação pura e simples dos termos “Igreja de Cristo” e “Igreja Católica”, demonstrando abertura ecumênica, ao dar espaço para a compreensão de que outras denominações também compõem a Igreja de Cristo. Diante disso, tendo em vista o trânsito religioso entre igrejas cristãs, tão comum no cotidiano pastoral, uma das questões que surgem diz respeito à validade do batismo de uma pessoa convertida ao catolicismo, vindo de outra tradição cristã, tal como sugere o cânon 869 do Código. Estando, pois, o clérigo diante de uma situação da qual se duvide do batismo de cristão convertido ao catolicismo, após séria investigação, deve-se proceder com o chamado batismo sob condição (cf. cân 869), excluindo-se algumas tradições religiosas.

Assinale a tradição religiosa de cujo batismo se deve prudentemente duvidar e que, por essa razão, requer-se que novo batismo seja administrado, sob condição. 

Alternativas
Q1120869 Pedagogia
Adão, o primeiro homem, era efetivamente figura daquele futuro, isto é, de Cristo Senhor. Cristo, novo Adão, na própria revelação do mistério do Pai e do seu amor, revela o homem a si mesmo e descobre-lhe a sua vocação sublime. (Constituição Pastoral Gaudium et Spes, n. 22, do Concílio Vaticano II) 
Com base nessa consideração conciliar, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A figura de Jesus Cristo se torna paradigma de realização de toda pessoa humana, de modo que, sem a fé n’Ele, não é possível descobrir a vocação sublime à qual todos são chamados.                                            PORQUE
II. Apenas no mistério do Verbo encarnado se esclarece o mistério do ser humano.
 A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1120870 Pedagogia
Dos Concílios da antiguidade cristã, o de Calcedônia, em 451, foi o que buscou resolver, de uma vez por todas, as questões levantadas a respeito da dupla natureza do Cristo e da constituição interna da sua pessoa. Toda a compreensão da fé cristã, desde então, necessariamente bebe dessa fonte da confissão de fé de Calcedônia. Diante da importância que essa confissão traz para a compreensão da fé cristã, assinale a alternativa que expresse os conteúdos, de forma completa, da formulação do Concílio. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: E
6: A
7: D
8: C
9: B
10: E
11: E
12: A
13: D
14: C
15: B
16: C
17: E
18: B
19: D
20: A