Questões de Concurso Militar PM-GO 2010 para Aspirante da Polícia Militar

Foram encontradas 60 questões

Q339763 Português
Segundo o autor, “o líder político ideal deve reunir algumas características que o distingam verdadeiramente como homempolítico emposição de poder” (1º parágrafo).Na verdade, fazendo-se uma leitura mais abrangente, é possível concluir que as características relacionadas no texto podem ser idealmente atribuídas a outras formas de liderança, como a liderança militar, a liderança religiosa, a liderança empresarial, etc. Das características do líder ideal abaixo relacionadas,NÃOestá de acordo como texto a seguinte:

Alternativas
Q339764 Português
Aleitura atenta do texto e a análise das características de sua estrutura permitem concluir que, do ponto de vista dos elementos da comunicação presentes e da função da linguagem dominante, pode ser considerada mais adequada ao texto a seguinte afirmação:

Alternativas
Q339765 Português
Afrase de conclusão do texto “Pena que essa figura esteja desaparecendo cada vez mais da arena real para um velho quadro, escondido atrás de um armário de um cômodo que abriga coisas esquecidas” (12º parágrafo), se comparada a todos os pensamentos expressos anteriormente, remete para uma leitura mais ampla do panorama político brasileiro, permitindo que possam ser inferidas algumas ideias a respeito desse panorama. Das ideias abaixo formuladas, aquela que NÃO pode ser inferida é:

Alternativas
Q339766 Português
Se o personagem do texto 2, o galo, for considerado um modelo de líder diante do galinheiro, pode-se concluir que a perda da liderança decorreu de alguma falha que cometeu na relação com seus liderados. Assim, relacionando-se o texto 2 ao texto 1, pode-se afirmar que como líder o galo deixou de observar a seguinte recomendação

Alternativas
Q339767 Português
Para que o período “Que isso signifique, na vida prática, ter serenidade sempre,por maior a tormenta jamais renunciar ao equilíbrio, medir-se pela sensatez, pela justiça e retidão” (10º parágrafo, texto 1) seja aceito como coerente e de acordo comsentido dado pelo autor, é preciso que o trecho sublinhado seja lido como sentido:

Alternativas
Q339768 Português
A questão da coerência discursiva está relacionada à própria capacidade humana de falar, segundo os padrões universais do pensamento e ao conhecimento geral que o homem tem do mundo que o cerca. Nesse sentido, pode-se concluir que o texto 1 tem a sua coerência ditada pela razão da realidade que a sociedade convencionou chamar de liderança política. Por outro lado, o texto 3 já não se apresenta com essa mesma clareza em relação ao mundo conhecido. Assim, considerando-se o significado da palavra que dá título ao poema deMuriloMendes (texto 3), pode-se afirmar que:

Alternativas
Q339769 Português
No período “Para isso, deverá não se deixar trair pela vaidade excessiva nem acreditar em tudo o que ouve, principalmente quando parte dos bajuladores que costumam estar à volta, como a mosca azul que insiste em rondar o banquete para tirar vantagem da porção que apodreceu” (5º parágrafo, texto 1), a referência à “mosca azul” pode ser lida numa relação de intertextualidade com o poema A Mosca Azul , de Machado de Assis, cuja primeira estrofe é: “Era uma mosca azul, asas de ouro e granada, / Filha da China ou do Indostão, / Que entre as folhas brotou de uma rosa encarnada, / Em certa noite de verão.”. Levando-se em conta essa relação de intertextualidade e a descrição damosca azul feita por Machado de Assis, pode-se afirmar que a “mosca azul” significa:

Alternativas
Q339770 Português
Leia com atenção os três trechos abaixo transcritos do texto 1.

I. “que pelo menos faça do comedimento uma regra de viver.” (6º parágrafo)

II. “e conduz à insanidade do proveito pessoal sobre o bem público.” (7º parágrafo)

III. “a elevação de caráter deve ser algo intríseco inegociável, da qual jamais se esconde ou foge.” (10º parágrafo).

A opção em que estão relacionados os três sinônimos que podem substituir, respectivamente, as palavras sublinhadas emcada trecho, semprejuízo para os respectivos sentidos, é:

Alternativas
Q339771 Português
Otexto 1 está versado emlinguagembempróxima do que se considera em português a língua padrão, ou seja, a língua funcional considerada exemplar. O mesmo não se pode dizer do fragmento narrativo acima, de autoria do escritor Luís Fernando Veríssimo.

Reproduzindo um diálogo entre pai e filha, na hora em que esta acabava de se aprontar para entrar na igreja onde ia se casar, o autor reproduz hábitos de fala próprios de uma língua funcional de âmbito familiar, marcada pela informalidade e caracterizada por uma situação em que é forte a presença dos elementos extralinguísticos. Dos traços de informalidade abaixo relacionados e caracterizados, NÃO é pertinente a seguinte caracterização:

Alternativas
Q339772 Português
Nos itens abaixo foram transcritos trechos do diálogo reproduzido no texto 4 e, ao lado, foi feita a conversão do texto para o discurso indireto. Houve alteração de sentido, ou falha na conversão para o discurso indireto, na seguinte opção:

Alternativas
Q339773 História e Geografia de Estados e Municípios
No período da globalização, a velocidade com que os pedaços do território são valorizados e desvalorizados, determinando mudanças de usos, é temerária. As novas políticas dasmontadoras, no Brasil, parecemser umexemplo paradigmático. Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores a participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global. Dentro dessa lógica, a instalação da Mitsubishi Motors em Catalão, sudeste de Goiás, passou a representar:

Alternativas
Q339774 História e Geografia de Estados e Municípios
Cinco capitais brasileiras – Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Curitiba – estão entre as 20 mais desiguais, entre 141 cidades de países em desenvolvimento pesquisadas pelo Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat). A desigualdade se reflete na alocação dos terrenos e dos serviços urbanos como transportes, principalmente. A deficiência retratada nos sistemas de transportes em uma cidade como Goiânia pode ser observada de forma correta em:

Alternativas
Q339775 História e Geografia de Estados e Municípios
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d'água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. A transformação do Parque em Patrimônio Natural, tambémpode ser vista como umamaneira de:

Alternativas
Q339776 História e Geografia de Estados e Municípios
A Secretar ia de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Goiás, através da Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informação, pretende promover o crescimento da agroindústria, integração entre agricultura e indústria, possibilitando a diversificação na estrutura produtiva estadual, o que irá acarretar importantes avanços da indústria de transformação estadual e atividades relacionadas, proporcionando ganhos de participação em relação ao Produto Interno Bruto brasileiro. Um obstáculo para esse objetivo ser atingido está apontado corretamente em:

Alternativas
Q339777 História e Geografia de Estados e Municípios
Localizado a 54 km da capital do estado (Goiânia), o DistritoAgroindustrial deAnápolis (Daia) temse destacado no setor industrial de Goiás por abrigar grandes indústrias, por atrair novos investimentos e por oferecer total infraestrutura. O Daia conta com quase 100 empresas de médio e grande porte em pleno funcionamento, gera mais de 8000 empregos diretos e apresenta perspectivas de novas instalações nos próximos anos. O fator que permitiu a atração de muitas empresas para esseDistrito Industrial foi:

Alternativas
Q339778 História e Geografia de Estados e Municípios
A ocupação do Centro-Oeste passou por duas grandes fases: a primeira ainda no período colonial, no fim do século XVII, e a segunda, nas décadas de 1940 e 1970. Os fatos históricos relativos a esses períodos e que podem ser associados corretamente a essas etapas estão assinalados em:

Alternativas
Q339779 História e Geografia de Estados e Municípios
Cora Coralina, em um trecho do seu poema “Minha cidade”, faz a seguinte referência a Goiás.

“Goiás,minha cidade... eu sou aquela amorosa de tuas ruas estreitas curtas, indecisas, entrando, saindo uma das outras.”

Muitos consideram Cora Coralina como a escritora que melhor descreveu os “becos de Goiás” e o modo de viver do povo goiano. Em sua homenagem, a cidade histórica de Goiás Velho foi tombada pela UNESCO porque se trata, do ponto de vista arquitetônico, de um conjunto urbano que reflete:

Alternativas
Q339780 História e Geografia de Estados e Municípios
A terra é o meio de produção fundamental na economia rural.A concentração da propriedade da terra é um dos traços marcantes da economia rural brasileira e, em Goiás, esse processo foi muito acentuado a partir dos anos 1970 quando a soja e o arroz tornaram-se responsáveis pelo desenvolvimento agrícola do estado. Uma consequência desse processo de utilização da terra foi:

Alternativas
Q339781 História e Geografia de Estados e Municípios
O Centro-Oeste é a penúltima região brasileira quanto às densidades demográficas, com cerca de 6 hab/km². Na verdade, esse valor esconde as diferenças de povoamento, que são imensas, encontradas no interior da região. O estado de Goiás apresenta as densidades mais elevadas da região com 17,4 hab/km² com fortes adensamentos populacionais em Goiânia e Brasília. Uma justificativa para a concentração demográfica nestes pontos pode ser constatada por:

Alternativas
Q339782 História e Geografia de Estados e Municípios
A economia goiana está baseada na agroindústria. O estado destaca-se na produção de milho e tomate, é o maior produtor nacional de sorgo e o terceiro de soja.Aprodução de carne e grãos impulsiona as exportações. Paradoxalmente, o setor de serviços compõe 62% do PIB. A melhor alternativa que pode explicar essa contradição está apontada em:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: E
5: C
6: D
7: A
8: C
9: D
10: B
11: E
12: C
13: B
14: D
15: A
16: C
17: E
18: A
19: C
20: B