Questões de Concurso Militar PM-BA 2020 para Médico Cardiologista

Foram encontradas 45 questões

Q1319355 Medicina
Um paciente masculino de 29 anos, com desconforto abdominal há um dia, sem febre e com parada de eliminação de gases, apresenta dor à compressão da fossa ilíaca direita enquanto se eleva o membro inferior direito esticado. Assinale a alternativa correta, quanto ao nome dado a esse achado clínico e a patologia cirúrgica em que ele em geral está associado. 
Alternativas
Q1319356 Medicina
A melatonina um hormônio indolaminérgico sintetizado a partir do triptofano e derivada da serotonina. Sobre esse hormônio, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1319357 Medicina
A determinação da filtração glomerular pode ser feita através de diferentes métodos, que fazem parte da rotina da Patologia em Clínica Médica. Considerando as recomendações internacionais, para acompanhamento de rotina de um paciente adulto com doença renal crônica, assinale a alternativa correta, quanto ao método mais adequado. 
Alternativas
Q1319358 Medicina
Sobre vacinação na infância, considerando o calendário do Ministério da Saúde, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1319359 Medicina

A notificação de doenças e agravos é uma importante estratégia em Saúde Pública, no campo da Vigilância Epidemiológica. Considerando a lista nacional de notificação compulsória, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta que contém somente doenças ou agravos, cuja notificação deve ser imediata (dentro de 24 horas).

I. Hanseníase.

II. Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana.

III. Leptospirose.

IV. Eventos adversos graves pós-vacinação.

Alternativas
Q1319360 Medicina

Sobre o uso terapêutico e profilático dos antimicrobianos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O meropenem é um pouco mais ativo contra bactérias gram-negativas, ao passo que o imipenem apresenta atividade um pouco superior contra gram-positivos. O ertapenem não tem atividade contra Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii.

( ) A ampicilina não é considerada atualmente como opção para o tratamento das infecções enterocócicas.

( ) A daptomicina é uma opção contra bactérias resistentes à vancomicina, em particular as infecções pulmonares.

( ) Profilaxia antimicrobiana iniciada três ou mais horas após o início da intervenção cirúrgica é ineficaz, independente da duração do uso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q1319361 Medicina
A hemorragia pós-parto é causa importante de mortalidade materna em todo o mundo. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.
I. A atonia uterina é a causa mais comum de hemorragia pós-parto. II. A ocitocina não é recomendada como uterotônico na prevenção da hemorragia pós-parto na cesárea. III. Coagulopatias são responsáveis por cerca de 5% dos casos de hemorragia pós-parto. IV. A palpação do útero após o parto para identificar a atonia uterina é recomendada para todas as mulheres.
Assinale a alternativa correta
Alternativas
Q1319362 Medicina
Considerando as recomendações atuais para tratamento da sepse e do choque séptico, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A administração de antimicrobianos intravenosos seja iniciada o mais rápido possível, dentro de uma hora após o diagnóstico para sepse e choque séptico. ( ) A dopamina é o agente vasopressor de primeira escolha. ( ) Transfusão de concentrado de hemácias está indicada sempre que a concentração de hemoglobina estiver abaixo de 8 g/dl ( ) Não há qualquer indicação para uso de corticosteroides sistêmicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1319363 Medicina
O hipotireoidismo pode ser o resultado de disfunções hipotalâmicas (terciário), hipofisárias (secundário) ou tireóideas (primário). Sobre o hipotireoidismo na gestação, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q1319364 Medicina
A crise hipertensiva responde por 0,45-0,59% de todos os atendimentos de emergência hospitalar. Considerando a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1319365 Medicina
As síndromes coronarianas podem estar acompanhadas de elevação da PA, devido a um reflexo do miocárdio isquêmico. Assinale a alternativa que contém a opção terapêutica mais indicada nesses casos.
Alternativas
Q1319366 Medicina
Sobre as infecções sexualmente transmissíveis que cursam com úlcera genital, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A presença de úlcera genital está associada a um elevado risco de transmissão e aquisição do HIV; portanto, o diagnóstico e tratamento imediato dessas lesões constitui uma medida de prevenção e controle da epidemia de HIV. 
II. No cancroide, a primeira manifestação é caracterizada por úlcera, geralmente única, que ocorre no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca ou outros locais do tegumento), indolor, com base endurecida e fundo limpo.
III. No herpes genital, em pacientes com imunodepressão, podem ocorrer manifestações atípicas, com lesões ulceradas ou hipertróficas de grandes dimensões, que persistem na ausência de tratamento local ou até mesmo sistêmico.
IV. Na donovanose, o quadro clínico inicia-se com ulceração de borda plana ou hipertrófica, bem delimitada, com fundo granuloso, de aspecto vermelho vivo e de sangramento fácil. A ulceração evolui lenta e progressivamente, podendo tornar-se vegetante ou úlcero-vegetante.
Alternativas
Q1319367 Medicina
No tratamento da insuficiência cardíaca crônica (IC) há evidências consistentes de condutas que favorecem a evolução clínica e o prognóstico desses pacientes. A esse respeito analise as condutas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1319368 Medicina
Considerando as recomendações mais recentes da American Diabetes Association, no que diz respeito ao diagnóstico e controle do diabetes mellitus, analise as analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)
( ) O diagnóstico de diabetes mellitus pode ser estabelecido pelo achado de duas glicemias de jejum com valores ≥ 126 mg/dl, determinados na mesma amostra de sangue. ( ) O alvo de controle glicêmico em todos os caso deve corresponder a uma determinação de hemoglobina glicada (HbA1C) ≤ 7%. ( ) Paciente apresentando duas glicemias de jejum, determinadas em amostras separadas com valores, respectivamente, de 110 e 108 mg/dl, pode ser considerado pré-diabético. ( ) Para a maior parte dos pacientes adultos (não gestantes) valores da glicose plasmática capilar pré-prandial entre 80 e 130 mg/dl podem ser considerados adequados, quanto aos alvos de controle glicêmico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1319369 Medicina
JHS, 71 anos, professor aposentado, apresenta quadro clínico e radiológico compatível com pneumonia no lobo inferior esquerdo. O paciente apresenta pressão arterial de 110 x 70 mmHg, frequência respiratória = 24 rpm, frequência cardíaca de 104 bpm, temperatura axilar de 37,9ºC, consciente e com comprometimento discreto do estado geral. Seus exames de laboratório (ureia sérica, creatinina sérica, glicemia, urina tipo I) são compatíveis com normalidade e hemograma apresenta importante leucocitose com desvio à esquerda. Fez uso de sulfametoxazol-trimetropim, há cerca de 3 meses, para tratamento de uma infecção de garganta (sic). Assinale a alternativa que contém a conduta terapêutica mais adequada para o caso.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Médico Cardiologista |
Q1319370 Medicina

Paciente sexo masculino, 63 anos de idade, com diagnóstico de insuficiência cardíaca com fração de ejeção do ventrículo esquerda reduzida (30%), de etiologia hipertensiva. Apresenta dispneia classe funcional 2 da New York Heart Association (NYHA) há 6 meses, sem demais sintomas. Está há 12 meses em uso de carvedilol 25 mg 12/12h, sacubitril/valsartana 97/103 mg 12/12h, espironolactona 50 mg 1xd, hidralazina 50 mg 3xd, dinitrato de isossorbida 40 mg 3xd, furosemida 40 mg via oral 2xd. Ao exame físico pressão arterial de 88x58 mmHg (em ortostase e posição supina), frequência cardíaca de 55 batimentos por minuto, níveis de oxigênio em ar ambiente (SpO2) de 98 %, frequência respiratória de 16 incursões respiratórias por minuto. Bulhas cardíacas hipofonéticas, presença de terceira bulhar (B3), ritmo regular. Ausculta pulmonar com discretos estertores crepitantes bibasais. Demais dados do exame físico sem alterações. Exames de sangue com hemograma normal, função renal preservada, níveis séricos de sódio = 129 mEq/L e potássio = 4,9 mEq/L. Eletrocardiograma do paciente demonstrado abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o caso em questão e a conduta mais adequada, buscando redução de mortalidade, segundo a última Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Médico Cardiologista |
Q1319371 Medicina
A Endocardite Infeciosa continua sendo uma doença de alta morbidade e mortalidade a despeito do avanço médico nas últimas datas. O seu diagnóstico, bem como tratamento precoce são fundamentais para o desfecho desses pacientes. Atualmente, 40 a 50% dos pacientes são submetidos à cirurgia cardíaca durante a hospitalização. A mortalidade cirúrgica da Endocardite Infecciosa depende fortemente da sua indicação. Em relação a endocardite infecciosa, não constitui indicação cirúrgica:
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Médico Cardiologista |
Q1319372 Medicina
Com dados de história clínica e exame físico conseguimos avaliar com boa acurácia o diagnóstico de insuficiência cardíaca, além de levantar hipóteses sobre dados de parâmetros de pressão venosa, pressão capilar pulmonar, resistência pulmonar, resistência sistêmica e débito cardíaco. Analise as afirmativas abaixo:
I. Derrame pleural na insuficiência cardíaca é mais frequentemente bilateral, mas quando unilateral em geral é restrito ao lado direito do tórax. II. Hepatomegalia em geral se segue ao desenvolvimento de edema periférico evidente. III. A ausência de estertores finos pulmonares ao exame exclui a presença de uma pressão capilar pulmonar elevada. IV. A ausência de edema periférico indica a falta de sobrecarga de volume e congestão venosa sistêmica. V. Na insuficiência ventricular esquerda, a segunda bulhar cardíaca pulmonar (P2) é frequentemente reduzida.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Médico Cardiologista |
Q1319373 Medicina
Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, foi hospitalizado com diagnóstico de infarto agudo de miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST de parede anterior (V1 a V6), chegando ao pronto atendimento com 5 horas do início do quadro. Exame físico de entrada sem alterações. Apresentava de base diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e diabetes sem necessidade de uso de insulinoterapia. Exame físico e sinais vitais de entrada sem alterações, exceto por presença de estertores crepitantes bibasais. Realizado cineangiocoronariografia, que revelou oclusão da artéria descendente anterior esquerda (ADA) proximal sem fluxo nos vasos colaterais. Demais coronárias sem lesões significativas. Foi submetido a angioplastia primária da ADA com sucesso (fluxo de grau TIMI 3). Na evolução hospitalar paciente cursou com dispneia aos esforços habituais. Exame físico após procedimento sem alterações, apresentando pressão arterial 120/80 mmHg, frequência cardíaca 68 batimentos por minuto. Eletrocardiograma após procedimento com ritmo sinusal, área inativa anterior nova, sem demais alterações. Ecocardiograma após intervenção revela uma fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 35% com acinesia anteroapical. Nenhum trombo apical é visualizado. Na telemetria são observados no primeiro dia de internação episódios curtos de taquicardia ventricular não sustentada. Seu tratamento atual inclui uso de ácido acetilsalicílico (AAS) 100 mg 1xd, ticagrelor 90 mg 2xd, atorvastatina 80 mg 1xd, enoxaparina 40 mg sc 1xd, succinato de metoprolol 50 mg via oral 1xd e enalapril 10 mg 2xd. Assinale a alternativa correta, que mostra a intervenção antes da alta hospitalar que reduziria ainda mais o risco de mortalidade desse paciente: 
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Médico Cardiologista |
Q1319374 Medicina
Paciente do sexo masculino de 65 anos de idade, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, tabagismo (30 maços/ano) e dislipidemia as custas de níveis elevados de LDL-colesterol. Apresenta-se na sala de emergência com quadro de dor torácica em aperto iniciada há 2 horas. Associado relata dispneia e diaforese. Ao exame físico sua pressão arterial sistêmica nos 4 membros é de 142/80 mmHg, frequência cardíaca de 88 batimentos por minuto, níveis de oxigênio em ar ambiente (SpO2) de 97%, frequência respiratória de 18 incursões respiratórias por minuto. Demais dados do exame físico sem alterações. O eletrocardiograma (ECG) mostra ritmo sinusal com uma onda R ampla na derivação V2, depressão do segmento ST do tipo horizontal/ retificado de 2mm nas derivações V1-V3 e elevação de 0,5 mm do segmento ST na derivação DIII. Assinale a alternativa correta, que demonstra a melhor conduta para planejar a estratégia de ação desse paciente. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: E
5: B
6: A
7: A
8: E
9: C
10: C
11: C
12: A
13: D
14: A
15: D
16: A
17: E
18: C
19: C
20: B