Questões de Concurso Militar CBM-DF 2017 para 2º Tenente - Museologia
Foram encontradas 20 questões
“Os primeiros museus científicos eram expressões de orgulho das nações nos seus sucessos tecnológicos e afirmações da ordem natural das coisas, tanto científica quanto social [...] Mostravam a cultura material da ciência [...] a um público que poderia não compreender, mas que ficaria de qualquer modo impressionado e inspirado.”
(Gregory e Miller, 1998: 200.)
Muitas funções e objetivos dos museus universitários e científicos foram se modificando ao longo do tempo. Analise as afirmativas, tendo em vista essas funções e os objetivos atuais dos museus.
I. Os museus devem exercer apenas funções didáticas e internas, ligadas à conservação, e divulgação de descobertas científicas relevantes.
II. Os museus científicos podem direcionar suas atividades à comunidade acadêmica e também para a sociedade como um todo.
III. Esses museus têm como uma de suas missões constituir a “face visível” da universidade para o grande público.
IV. Cabem aos museus apoiar e incentivar junto à universidade, os jovens que tenham aptidão e talento para as atividades científicas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“A arquitetura museal define-se como a arte de conceber, de projetar e de construir um espaço destinado a abrigar as funções específicas de um museu e, mais particularmente, as de uma exposição, da conservação preventiva e ativa, do estudo, da gestão e do acolhimento de visitantes.”
(Disponível em: http://icom.museum/fileadmin/user_upload/pdf/Key_Concepts_of_Museology/Conceitos-ChavedeMuseologia_pt.pdf.)
Tendo em vista o conceito de “arquitetura museal” de uma maneira mais ampla e o vocabulário arquitetônico a ela condicionada, é correto afirmar que
“O Museu Histórico Nacional, no Rio, completa 94 anos neste mês de agosto. Entre os eventos previstos para celebrar o centenário da Independência do Brasil, foi inaugurado no Rio de Janeiro o Museu Histórico Nacional (MHN), o primeiro do gênero no país.”
(Disponível em: http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-g.htm.)
Sobre o surgimento das primeiras instituições museológicas no Brasil, assinale a afirmativa correta.
“No universo da cultura, o museu assume funções as mais diversas e envolventes. Uma vontade de memória seduz as pessoas e as conduz à procura de registros antigos e novos, levando-as ao campo dos museus, no qual as portas se abrem sempre mais. A museologia é hoje compartilhada como uma prática a serviço da vida.”
(Disponível em: http://www.museus.gov.br/os-museus/.)
Nessa expansão dos museus e de sua função enquanto instituição surge uma questão: quais são os procedimentos para a criação de um museu? Assinale a única alternativa correta em relação a essa questão.
“Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.”
(Disponível em: http://www.museus.art.br/historia.htm.)
Sobre a origem e a história dos museus, analise as afirmativas a seguir.
I. A palavra museu originou-se na Grécia antiga e está ligada às divindades da memória, filhas de Zeus.
II. Na Idade Média o termo ganhou grandiosidade e importância, e a construção de museus se tornou mais comum do que a construção de igrejas e catedrais.
III. Com o espírito renascentista e humanista em ascensão a partir do século XV, os “gabinetes de curiosidades” e coleções científicas proliferam pela Europa.
IV. A acepção atual de museu surgiu principalmente no contexto da Revolução Industrial, quando produzir obras de arte se tornou uma atividade em série.
Estão corretas apenas as afirmativas
Observe a imagem.
Na imagem, vemos um exemplo de “coleção”. Dentro dos conceitos básicos da museologia, a palavra “coleção” ganha
um significado primordial. Assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada à palavra “coleção”, em
termos museológicos.
A figura apresenta um local característico das exposições onde os colecionadores colocavam seus objetos trazidos de viagens em uma sala, formando os gabinetes de curiosidade (aproximadamente no século XV), às vezes organizando-os por cores ou temáticas sem finalidade expositiva e com visitação apenas por pessoas da elite. Na atualidade, para se organizar e proceder a montagem uma exposição de cunho museológico é necessário, entre outros fatores, respeitar uma sequência de passos.
Assinale a alternativa que condiz com as etapas adequadas à montagem completa de uma exposição.
“Como um dos desafios atuais, a gestão é um processo imprescindível para a qualificação das instituições museológicas. É por meio dela que tais instituições implementam sua missão, visando ao cumprimento de seus objetivos.”
(CÂNDIDO, Manuelina. 2014.)
No que diz respeito à gestão de museus, uma das preocupações deve ser a questão do público. Certos cuidados são fundamentais em relação a esse aspecto, entre os quais podemos destacar:
Documento I:
O documento I retrata um tipo de registro fundamental na organização museológica. Contém informações referentes
ao acervo do museu. Um museu que não mantém atualizadas e em bom estado as informações relativas a seu acervo,
deixa de cumprir uma de suas principais funções, ou talvez a mais importante, que é a preservação de sua memória.
Trata-se de um exemplo de abertura de:
O museólogo francês Hugues de Varine, a quem se atribui a definição do conceito de ecomuseu, sintetizou a comparação entre museu tradicional e ecomuseu desta forma:
Tendo em vista as diferenças na concepção e nas funções dos museus tradicionais e dos ecomuseus, é correto afirmar
que
Texto I:
“No caso desse tipo de exposição podem-se selecionar acervos dos mais variados e temáticos possíveis. Essas exposições representam um importante veículo de dinamização e rotatividade nos museus. O caráter de novidade proporciona, ao lado do trabalho educativo, uma visita mais estimulante ao público visitante.”
(Bittencourt, 2003.)
Texto II:
“Em uma exposição desse tipo, o importante é ter um bom plano de transporte e instalação da mostra, bem como o seguro de todo o acervo. Elas demandam, dependendo do perfil, uma grande soma de recursos, pois envolvem translado e hospedagem de equipe, acervo, seguros, divulgações específicas e outros.”
(Bittencourt, 2003.)
Os textos I e II referem-se, respectivamente, às exposições:
“O ar contém impurezas em quantidades variáveis, de acordo com o local (cidade ou campo) e estação do ano. Acham-se em suspensão na atmosfera, poeira, areia, fuligem, gases e outros elementos, que se depositam sobre os objetos, atacando-os. Para evitar os danos causados às peças expostas, é necessária uma limpeza constante.”
(BARROSO, Gustavo. Introdução à Técnica de Museus. Vol. 1.)
Para medir as oscilações de temperatura e o grau de umidade relativa, utilizam-se os seguintes instrumentos, cuja leitura deve ser diária:
“Dos 12 mil itens do acervo museológico do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, apenas 305 estão na exposição de longa duração ‘Migrar: experiências, memórias e identidades’. Todos os outros objetos estão divididos em três salas – local invisível para o público – e são expostos, temporariamente, quando possível.”
(Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/ um-espaco-de-preservacao-de-acervos.)
O espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que NÃO estão em exposição denomina-se:
“Nos últimos anos, os museus – centros perpetuadores da memória, da arte e do conhecimento – têm experimentado um extraordinário fortalecimento no Brasil. Esse processo é constatado pelo aumento significativo do número dessas instituições em todo o território nacional, pelo crescimento da oferta de cursos de museologia em nível superior e, sobretudo, pela criação de um marco regulatório para o setor: o Estatuto de Museus.”
(Disponível em: http://www.museus.gov.br/decreto-8-12413/.)
Consta, entre outros assuntos e leis, nesse Estatuto, as atribuições do museólogo; analise-as.
I. Ensinar a matéria museologia, nos seus diversos conteúdos, em todos os graus e níveis, obedecidas as prescrições legais.
II. Pode planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e as atividades culturais dos museus e de instituições afins.
III. Sua principal função é executar as atividades concernentes ao funcionamento das exposições e eventos dos museus, com exceção daquelas ligadas à administração financeira e administrativa.
IV.Orientar a realização de seminários, colóquios, concursos, exposições de âmbito nacional ou internacional, e de outras atividades de caráter museológico.
Estão corretas apenas as afirmativas
“Em se tratando de Museus, temos que ter consciência de que tratamos de acervos com imenso valor simbólico, científico e também de mercado. Logo, as práticas de documentação e preservação que adotamos devem considerar estes aspectos. Um dos pilares fundamentais da gestão de museus, a documentação é um processo museológico, assim como a conservação, a exposição e as atividades educativas.”
(Disponível em: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/downloads/p_museologia.pdf.)
Para que essa preservação, em todos os sentidos, seja eficiente, é necessário um sistema de recuperação da informação e do acervo que atenda as expectativas. Nesse setor ganha notoriedade as técnicas de conservação preventiva, dentre as quais podemos destacar como medida fundamental:
“No século XXI são muitos os museus em construção ou em inauguração ao redor do globo. O intenso movimento em redor da construção de museus (ampliações, restauros, reformas, novas construções) torna patente a transformação da edificação – e dos acontecimentos que abrigam – em peça central do sistema de circulação cultural de massa, quer como acontecimento midiático, quer como gerador de novas centralidades urbanas. Em ambos os casos, correspondendo ao incremento direto ou indireto do capital circulante. A ‘atualidade’ ou ‘atualização’ da arquitetura do museu passa a participar do contexto contemporâneo de adjetivação do ‘atual’ como índice de movimento dinâmico constante da instituição.”
(Disponível em: http://www.forumpermanente.org/revista/edicao-0/textos/as-arquiteturas-de-museus-contemporaneos-como-agentes-no-sistema-da-arte.)
Em relação à arquitetura dos museus contemporâneos, é correto afirmar que:
“Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, contíguo à Estação da Luz – cartão postal da região central da cidade de São Paulo – em dezembro de 2015. Ali, na rua Mauá, que passa ao lado da estação, Paulo Cassiano da Costa, 69 anos, viu tudo desde o início, por volta das 16h. Dono de uma banca de jornal desde 1972, diz nunca ter presenciado nada tão impressionante e resume seu carinho pelo cartão postal paulistano mostrando a foto de capa de seu celular: uma foto da estação. ‘Pra mim é um orgulho trabalhar por aqui, isso aí foi uma pena’.”
(Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/21/politica/1450725886_775097.html.)
O patrimônio cultural é um bem intocável e um recurso não renovável; insubstituível e de enorme valor simbólico. Em relação ao quesito “segurança” dos museus, analise as afirmativas a seguir.
I. Mesmo sendo espaços de reafirmação identitária e por assegurarem o direito à memória dos povos, os museus, como guardiões destes bens, não se tornam locais menos suscetíveis a riscos.
II. Como são garantidos pelo Estado, mesmo em casos de guerra, conflitos e crises, os museus são totalmente salvaguardados contra as ações degradantes dos mais diversos agentes de riscos.
III. Forças físicas, furto/roubo e vandalismo, fogo, água, pragas, poluentes, entre outros, são agentes de risco, que ameaçam constantemente os bens culturais, em museus.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)