Questões de Concurso Militar COLÉGIO NAVAL 2011 para Aluno, 2° Dia

Foram encontradas 9 questões

Q250139 História
Leia o texto a seguir.

"A proclamação da República no Brasil foi, em grande parte, resultado da aliança do café com a espada, isto é, dos cafeicultores paulistas com os militares do Exército. (...) essa aliança ocorreu por motivos, antes de tudo, táticos, pois ambos os grupos, ainda que por razões diferentes, tinham um inimigo comum: o Império. Decretado o seu fim, as divergências entre os cafeicultores e militares acabaram vindo à tona, uma vez que as duas forças eram portadoras de projetos políticos republicanos distintos." Cláudio Vicentino. História do Brasil. Pág 264.

Em relação às características dos projetos políticos republicanos, analise as afirmativas abaixo.

I - O projeto político defendido pelos cafeicultores paulistas e pelo PRP
(Partido Republicano Paulista), com o apoio de vários grupos oligárquicos de outros estados, defendia a autonomia dos estados nos moldes de uma República Liberal, descartando o princípio do federalismo, que defendia a subordinação dos estados ao poder central.

II - O projeto republicano positivista tinha aceitação no Exército, condenava a monarquia, vista como um impedimento à evolução da humanidade. Defendia que o progresso deveria ser alcançado a partir da ordem, daí o papel do Estado como seu promotor.

III- O projeto republicano jacobino, em alusão ao radicalismo jacobino da Revolução Francesa, era defendido por setores da população urbana. Rejeitava a monarquia, por seu imobilismo, e preconizava a defesa da liberdade pública e a valorização da intervenção direta do povo no governo republicano.

IV - O projeto político denominado "Política das Salvações" do marechal Deodoro da Fonseca defendia o centralismo político como forma de conter o poder das oligarquias estatais, através de uma política intervencionista.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q250140 História
O Brasil não é um país com fortes tradições no tocante às migrações internacionais. No entanto, no que diz respeito às migrações internas, especialmente a partir da década de 1940, esse quadro mudou, principalmente com a migração dos nordestinos para diversas regiões brasileiras. Em relação às migrações internas, analise as afirmativas abaixo.

I - Após a década de 1950, verificaram-se no Brasil grandes fluxos de migrantes nordestinos em direção à Região Sudeste, com grande destaque para o Estado de São Paulo.

II - Após a década de 1960, ocorreram vários fluxos migratórios nordestinos para a Amazônia, em direção às novas áreas agrícolas e aos garimpos.

III- Entre as décadas de 1960 e 1970, principalmente em razão da construção de Brasília, vários fluxos migratórios do Sudeste e Nordeste ocorreram em direção ao Centro-Oeste.

IV - A partir da década de 1970, ocorreram fluxos migratórios dos estados do Sul, além de São Paulo e Minas Gerais, para o Centro-Oeste e o Norte.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Q250141 História
O Tenentismo foi um movimento de contestação ao regime político vigente durante a República Velha (1889-1930). Apesar de serem portadores de uma ideologia difusa baseada em um vago reformismo, segundo as palavras do historiador Boris Fausto, os tenentes propunham como mudanças

Alternativas
Q250143 História
O governo do General Eurico Gaspar Dutra inscreveu-se num cenário mundial de profundas transformações geopolíticas. O final da Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Dutra expressava

Alternativas
Q250144 História
A Constituição ou Carta Magna é um conjunto de regras de governo, muitas vezes codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. No caso dos países e de suas regiões autônomas, o termo refere-se especificamente a uma Constituição que define a política fundamental, princípios políticos, e estabelece a estrutura, procedimentos, poderes e direitos de um governo. Em relação às características das diversas constituições que existiram no Brasil é correto afirmar que a Constituição de

Alternativas
Q250145 História
A 12 de Agosto de 1834, depois de longos debates na Assembleia Geral, foi promulgado o Ato Adicional à Constituição do Império, preparado por comissão especial liderada pelo deputado mineiro Bernardo Pereira de Vasconcelos, que promoveria uma série de mudanças institucionais no país. Em relação ao Ato Adicional de 1834 é correto afirmar que:

Alternativas
Q250146 História
Em relação ao domínio da Holanda no Nordeste brasileiro durante o período colonial, é correto afirmar que:

Alternativas
Q250147 História
A Região Norte é considerada por diversos estudiosos como a última grande fronteira brasileira a ser ocupada. Essa região tornou-se a fronteira econômica do país, pois a demanda por novas áreas para o desenvolvimento agropecuário e industrial levou o governo federal a incentivar sua ocupação. Sobre o incentivo em questão, é correto afirmar que:

Alternativas
Q250150 História
A formação socioespacial do Nordeste e seus contrastes históricos mostram que apesar das melhorias em alguns setores da economia nos dias atuais, principalmente no ramo industrial, ainda persistem no Nordeste, questões socioeconômicas históricas, como pode ser analisado na figura a seguir.

Imagem 003.jpg


Em relação à formação socioespacial do Nordeste, é correto afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: B
5: D
6: B
7: E
8: A
9: B