Questões de Concurso Militar CSM 2011 para Primeiro Tenente - Psicologia

Foram encontradas 50 questões

Q250495 Psicologia
Analise o trecho a seguir.

"Quando uma criança chega ao hospital, tem uma concepção de si mesma determinada por disposições sociais mais ou menos estáveis no seu mundo doméstico. Ao ser internada, passa, então, a ser despida do apoio dado por essas disposições, ocorrendo uma série de rebaixamentos, degradações e profana- ções do seu "eu", que é sistematicamente mortificado, embora, às vezes, não intencionalmente."

No livro "A Psicologia no Hospital" (2003) , Heloisa Benevides de C. Chiattone escreve sobre os fatores inerentes à hospitalização de crianças, que contribuem para as consequências nocivas de sua permanência no hospital.

Assinale a opção que apresenta o fator descrito no trecho acima.
Alternativas
Q250496 Psicologia
Heloísa Kaefer, no livro "Transtornos da Aprendizagem- Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar" (2006), afirma que atualmente define-se o Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) como uma síndrome neurocomportamental com sintomas classificados em 3 categorias, denominadas:
Alternativas
Q250497 Psicologia
Segundo David E. Zimerman, no livro "Fundamentos Básicos das Grupoterapias" (2000), a grupoterapia para pacientes deprimidos constitui um excelente recurso de tratamento. Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as características destes grupos citadas pelo autor, assinalando, a seguir, a opção correta. ( ) O grupo terapêutico, por si só, comporta-se como um novo e indispensável continente das angústias e necessidades básicas de cada um dos pacientes.
( ) A homogeneidade de diagnóstico clínico é uma condição irrelevante para a formação de grupos de pacientes depressivos.
( ) Por sua natureza multipessoal, a grupoterapia ajuda a reconstruir a família internalizada destes pacientes, que costuma estar introjetada e representada em seu ego de uma forma muito dissociada, desvalorizada e ameaçada de desintegração.
( ) O círculo vicioso formado por sentimentos de carência, agressão, culpa, descrença nas capacidades reparadoras e necessidade de castigo em pacientes depressivos dificulta em muito o manejo da grupoterapia para estes pacientes.
( ) A natural evolução da grupoterapia permite a estruturante e comovedora constatação de que o sentimento de amor prevalece sobre o do ódio, e que os intentos reparatórios são bem-sucedidos.
Alternativas
Q250498 Psicologia
A Resolução 007/ 2003 descreve um tipo de documento decorrente de avaliação psicológica (realizada dentro do rigor técnico e ético que subscreve a mesma Resolução), que tem como uma de suas finalidades justificar se o requerente está apto ou não para atividades específicas. Qual é este documento e qual a recomendação ao psicólogo contida nesta Resolução, acerca da emissão deste documento com tal finalidade?
Alternativas
Q250499 Psicologia
Analise o trecho a seguir, do livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Mauro Diniz Moreira e Júlio de Mello Filho.

"Caráter imprevisível do curso da doença. As frequentes e imprevisíveis exacerbações da doença fazem com que os pacientes tenham dificuldade em planejar o futuro. Como proteção vivem o seu "dia a dia", não se desenvolvendo pessoal ou profissionalmente, afastando-se socialmente, às vezes em graus desproporcionais à severidade da doença. Criam mecanismos de defesa para lidar com essa imprevisibilidade, como pensamentos mágicos e obsessivos que os afastam de pessoas ou lugares que julgam "causar" os episódios agudos."

O trecho acima se refere à característica de qual doença autoimune?
Alternativas
Q250500 Psicologia
Segundo José Schávelson, no livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Júlio de Mello Filho e colaboradores, assinale a opção correta em relação à situação emocional dos pacientes que são submetidos à cirurgia do câncer.
Alternativas
Q250501 Psicologia
Hélia Gouveia, no livro "O Futuro da Integração: Desenvolvimentos em Psicoterapia Breve" (2000) , de Vera Lemgruber, cita um trecho de Pinsker, Rosenthal e Mc Cullough, • em que os autores indicam um tipo de psicoterapia adequado para "os pacientes que utilizam defesas primitivas e com relações objetais prejudicadas, caracterizadas pela ausência da capacidade de dar e receber e, em casos mais extremos, a inabilidade de reconhecer os objetos como separados do self; a falha na modulação do afeto, particularmente a agressividade e a ansiedade esmagadora em relação ao processo de separação e individuação." Este tipo de psicoterapia é denominado de
Alternativas
Q250502 Psicologia
Lygia OhlWeiler, no livro "Transtornos da Aprendizagem- Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar" (2006) , afirma que a base da aprendizagem se localiza nas modificações estruturais e funcionais do neurônio e suas conexões. As funções cerebrais são estruturadas por um conjunto de neurônios formando sistemas funcionais. Luria, em 1976, dividiu os sistemas funcionais em quantas unidades?
Alternativas
Q250503 Psicologia
Erik H. Erikson, no livro "Teorias da Personalidade" (2000) , em sua teoria psicossocial do desenvolvimento, descreve oito estágios de desenvolvimento que não seguem um esquema cronológico rígido. O estágio epigenético descrito pelo autor, em que a criança precisa controlar sua imaginação exuberante e dedicar-se à educação formal, que coincide com o período de latência de Freud, é denominado de
Alternativas
Q250504 Psicologia
Analise o trecho a seguir.

"Estes pacientes tendem a negar a realidade e podem adotar uma atitude arrogante, ou de desprezo e indiferença com relação à sua enfermidade e aos cuidados médicos. Estas reações podem ser trabalhadas dentro da própria relação clínico-paciente. Entretanto, com certa frequência, somente a intervenção psiquiátrica consegue reverter esse quadro."

Amaury Queiroz, no livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Júlio de Mello Filho, Miriam Burd e colaboradores, discorre sobre a sistematização assistencial para o paciente infectado pelo vírus da AIDS e sobre as reações psicológicas e/ou psiquiátricas determinadas pelo quadro clínico de ansiedade aguda, acrescido de ansiedade ou angústia. O trecho acima se refere às reações

Alternativas
Q250505 Psicologia
De acordo com Heloísa Kaefer, no livro Transtornos da Aprendizagem - Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar (2006), a escala Wechsler de Inteligência para Crianças e Adolescentes (WISC- III) permite identificar o funcionamento intelectual do indivíduo como um todo, as habilidades cognitivas específicas e a potencialidade para formular raciocínios abstratos e planejar estratégias mentais de ação. As funções cognitivas avaliadas distribuem-se em 15 subtestes, divididos em duas áreas: área verbal e área de performance ou de execução. Qual das funções cognitivas abaixo é avaliada pelos subtestes verbais?
Alternativas
Q250506 Psicologia
Analise o trecho a seguir.

"Pode ser necessária com famílias muito rígidas. Nela se recomenda a continuidade do sintoma, com a expectativa de que ele venha a se tornar egodistônico e indesejável..."

O trecho acima de Olga Garcia Falceto, no Livro "Psicoterapias-abordagens atuais" (2008), de Aristides Volpato Cordioli, se refere a qual Técnica diretiva utilizada na terapia de família?
Alternativas
Q250507 Psicologia
Assinale a afirmativa correta em relação às particularidades da sintomatologia depressiva na infância, adolescência e no adulto descritas por Evelyn Kuczynskí e Francisco B. Assumpção Jr., no livro Psicopatologia-Aspectos Clínicos (2009).
Alternativas
Q250508 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, aprovado pelo XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia, em agosto de 2005, é correto afirmar que o psicólogo
Alternativas
Q250509 Psicologia
Analise o trecho a seguir.

É um tipo de reação a "alguma perda ou dano menos tangível envolvendo os desejos, ideais, crenças ou esperanças de um indivíduo, os quais contribuem para a noção de self.... O self é experimentado como estando reduzido e empobrecido. . . Existe um nível mais elevado de raiva e destrutividade, que pode transformar perigosamente o self, conduzindo-o até o suicídio."

O trecho acima de David Taylor e Phil Richardson, no livro "Compêndio de Psicoterapia de Oxford" (2007) , de Gabbard; Beck e Holmes, se refere a qual tema dos enfoques psicanalíticos e psicodinâmicos sobre a natureza e a origem da depressão?
Alternativas
Q250510 Psicologia
Robert L. Leahy; Lata K. McGin; Fredric N. Busch e Bárbara L. Milrod no livro Compêndio de Psicoterapia de Oxford (2007), de Gabbard; Beck e Holmes, descrevem os Transtornos de Ansiedade e o modelo e tratamento psicodinâmicos dos mesmos. Em relação a esses transtornos, analise as afirmativas abaixo.
I - No tratamento psicodinâmico do transtorno de ansiedade generalizada, os relacionamentos e as experiências traumáticas recentes da vida são investigadas para determinar por que o paciente encara as ligações como dificilmente destrutíveis e o mundo como inseguro.
II - No modelo psicodinâmico da fobia social, a raiva e o desdém pelos outros são tipicamente negados e projetados nos outros para evitar o reconhecimento de tais sentimentos. No entanto, com essa projeção, o paciente acha que os outros o criticam e rejeitam, o que desencadeia a ansiedade social.
III- Na terapia psicodinâmica de todos os transtornos de ansiedade, mas particularmente no Transtorno de Estresse Pós-Traumático, é essencial a exploração da necessidade do paciente de ser punido pelos próprios sintomas como um resultado de culpa intensa.
IV - Do ponto de vista psicodinâmico, as fobias específicas desenvolvem-se a partir da reação do superego à emergência ameaçada de desejos agressivos ou sexuais proibidos.
V - No tratamento psicodinâmico do transtorno de pânico, os terapeutas se concentram nos conflitos que envolvem a separação e a raiva quando elas emergem em acontecimentos precipitantes, relacionamentos interpessoais e na transferência.

Assinale a opção correta.
Alternativas
Q250511 Psicologia
Segundo Olga Garcia Falceto, no Livro Psicoterapias-abordagens atuais (2008), de Aristides Volpato Cordioli, alguns aspectos devem ser considerados ao formular o diagnóstico da família. Em relação a esses aspectos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q250512 Psicologia
José Alexandre Bastos, no livro "Transtornos da Aprendizagem-Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar" (2006), descreve que sintomas do tipo erro na formação de números, inabilidade para efetuar somas simples, inabilidade para reconhecer sinais operacionais e para usar separações lineares, dificuldade para ler corretamente o valor dos números com multidígitos, e memória pobre para fatos numéricos são encontrados com maior frequencia na
Alternativas
Q250513 Psicologia
Helen Bee, no livro "O Ciclo Vital" (1997), afirma que as novas habilidades que encontramos por volta dos 5, 6, ou 7 anos já estão sendo construídas nas pequenas mudanças já vistas no pré-escolar, embora na perspectiva de Piaget ocorra um grande salto para frente, quando a criança descobre ou elabora um conjunto de "regras" ou "estratégias" gerais para o exame do mundo e sua interação com ele. Esse novo conjunto de habilidades Piaget denomina de
Alternativas
Q250514 Psicologia
Segundo Neander Abreu e Paulo Mattos, no livro "Avaliação Neuropsicológica" (2010), assinale a opção correta em relação à memória.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: C
6: E
7: C
8: B
9: E
10: B
11: B
12: B
13: B
14: E
15: A
16: C
17: A
18: E
19: D
20: D