Questões de Concurso Militar Quadro Técnico 2017 para Primeiro Tenente - Educação Física

Foram encontradas 50 questões

Q870276 Educação Física
Segundo McGinnis (2015), as fibras do músculo esquelético diferem com relação a sua resistência à fadiga e taxa de desenvolvimento de tensão. De acordo com essas diferenças, as fibras são classificadas em três tipos. São eles:
Alternativas
Q870277 Educação Física
Segundo Tortora e Nielsen (2013), os músculos que movimentam o pé e os dedos do pé estão localizados na perna, como os da coxa, são divididos pela fáscia muscular em três compartimentos, que são anterior, lateral e posterior. Na parte profunda do compartimento posterior da perna, situa-se um músculo que tem por ação a flexão da perna na articulação do joelho e o giro medial da tíbia para destravar o joelho estendido. Como é denominado esse músculo?
Alternativas
Q870278 Educação Física
Segundo Powers e Howley (2014), a contração muscular é um processo complexo que envolve certo número de proteínas celulares e sistemas de produção de energia. O resultado final é o deslizamento da actina sobre a miosina, com consequente encurtamento do músculo e desenvolvimento da tensão. Quais são as duas proteínas que regulam a contração muscular, controlando a interação entre actina e miosina?
Alternativas
Q870279 Educação Física
Segundo Powers e Howley (2014), o córtex suprarrenal secreta uma série de hormônios esteroides que exercem funções fisiológicas bastante diferentes. Assinale a opção que apresenta as três categorias nas quais esses hormônios podem ser agrupados.
Alternativas
Q870280 Educação Física
Segundo Tortora e Nielsen (2013), a aptidão cardiovascular de uma pessoa pode ser melhorada em qualquer idade por meio de exercícios regulares. A doença da artéria coronária (DAC) é um problema grave que afeta anualmente sete milhões de pessoas. Uma pessoa que tem determinados fatores de risco ou combinações de fatores tem mais probabilidade de desenvolver DAC. Assinale a opção que apresenta um fator que NÃO pode ser alterado com tratamento e exercício.
Alternativas
Q870281 Educação Física
Em um Campeonato Oficial de natação da Fédération Internationale de Natation (FINA), segundo a regra SW 5 - nado livre, das Regras Oficiais de Natação (FINA 2013 - 2017), nado livre significa que, numa prova assim denominada, o competidor
Alternativas
Q870282 Educação Física
Bompa e Haff (2012) afirmam que a recuperação pós-exercício ocorre após exercício de alta intensidade e está relacionada à remoção de subprodutos metabólicos, à reconstituição dos estoques e ao início da reparação do tecido. Após o término do exercício, o corpo não retorna imediatamente a um estado de repouso. Esse fenômeno é melhor ilustrado pela elevação no consumo de oxigênio conhecida como 
Alternativas
Q870283 Educação Física
Segundo Powers e Howley (2014), os volumes pulmonares podem ser medidos por meio de uma técnica conhecida como espirometria. Nesse procedimento, o paciente respira dentro de um dispositivo que é capaz de medir os volumes de ar inspirado e expirado. Com relação aos volumes e capacidades respiratórias, assinale a opção correta.
Alternativas
Q870284 Educação Física
Segundo Boyle (2015), no exercício de agachamento convencional com duas pernas, são fortalecidos os músculos motores primários e negligenciados os do subsistema lateral em sua função normal de estabilização, não como motores. Para que sejam ativados esses músculos negligenciados no agachamento com duas pernas, utiliza-se o agachamento unilateral. Que músculo e/ou grupos de músculos estabilizadores são ativados com o agachamento unilateral?
Alternativas
Q870285 Educação Física
A supercompensação é o estado de excitação fisiológica e psicológica que idealmente ocorre antes de um dia de treino de alta intensidade. Ela somente será possível, no entanto, se o esforço e a regeneração ocorrerem no tempo certo. Segundo Bompa, Di Pasquale e Cornacchia (2015), em um ciclo de supercompensação de uma sessão de treino, o tempo entre o final de uma sessão e o início de outra, antes da ocorrência da supercompensação é denominado fase de
Alternativas
Q870286 Educação Física
Segundo Tortora e Nielsen (2013), as gônadas femininas, chamadas ovários, são corpos ovais localizados na cavidade pélvica e produzem os hormônios sexuais femininos, o estrogênio e a progesterona. O homem tem duas gônadas ovaladas, chamadas testículos, que produzem testosterona, o androgênio primário. Sabendo-se que existem outros hormônios produzidos pelo corpo humano, assinale a opção que apresenta aquele que é produzido tanto pelo homem quanto pela mulher e que diminui a secreção do hormônio foliculoestimulante. 
Alternativas
Q870287 Educação Física
Segundo as diretrizes do American College of Sports Medicine (ACSM) (2014), várias considerações especiais que devem ser levadas em conta para maximizar o desenvolvimento efetivo de um programa de exercícios voltado para idosos. Assinale a opção que apresenta uma dessas considerações.
Alternativas
Q870288 Educação Física
Segundo Powers e Howley (2014), as glândulas endócrinas liberam hormônios (mensageiros químicos) diretamente no sangue, que transporta o hormônio até um tecido para exercer determinado efeito. É a ligação do hormônio a um receptor proteico específico que permite ao hormônio exercer seu efeito. Dessa maneira, o hormônio pode circular em todos os tecidos, embora afete apenas alguns, aqueles possuidores do receptor especifico. Sendo assim, assinale a opção correta.
Alternativas
Q870289 Educação Física

Segundo Powers e Howley (2014), coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação aos exercícios realizados em ambiente frio, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Os indivíduos com alto percentual de gordura corporal contam com uma vantagem em relação aos indivíduos magros no que diz respeito à tolerância ao frio.

( ) Grandes quantidades de tecido adiposo subcutâneo conferem uma camada menor de isolamento térmico contra o frio.

( ) Mulheres geralmente toleram a exposição ao frio leve melhor do que os homens.

( ) As mãos expostas ao tempo frio, por exemplo, ficam entorpecidas em decorrência do aumento da taxa de transmissão neural e do fluxo sanguíneo, resultante da vasoconstrição.

( ) A participação em atividades esportivas realizadas em ambiente frio pode apresentar vários tipos de problemas ao atleta.

Alternativas
Q870290 Educação Física
Segundo Shephard (2003), embora o exercício excessivo possa levar a lesões musculoesqueléticas e supressão da função imunológica, os idosos são capazes de participar em segurança de programas de treinamento físico moderado. Sendo assim, é correto afirmar que as vantagens auferidas são:
Alternativas
Q870291 Educação Física
Segundo Santos (2014), hipertermia são acidentes provocados no organismo pela exposição prolongada ao calor ou a ambientes mal ventilados. Diferencia-se a insolação da internação, pois a primeira corresponde ao excesso de raios solares agindo diretamente no indivíduo, enquanto a segunda traduz a ação do calor em ambientes pouco arejados, durante um trabalho muscular intenso. Assinale a opção que apresenta três fatores que concorrem diretamente para o surgimento desses tipos de acidentes.
Alternativas
Q870292 Educação Física
Segundo Bompa, Di Pasquale e Cornacchia (2015), no treinamento de força, utiliza-se predominantemente o sistema de energia anaeróbia. As trocas bioquímicas durante a contração do músculo resultam na liberação de íons de hidrogênio que, por sua vez, causam
Alternativas
Q870293 Educação Física
Segundo Boyle (2015), um programa bem elaborado de treinamento funcional para a região superior do corpo deve incluir uma razão proporcional entre séries de puxar (horizontal e verticalmente) e os exercícios de empurrar (deitado e acima da cabeça). Deve haver, pelo menos, uma série de exercício de puxar para cada série de exercício de empurrar. Sendo assim, a proporção inadequada entre puxar e empurrar leva ao superdesenvolvimento do peitoral e subdesenvolvimento dos músculos
Alternativas
Q870294 Educação Física
Segundo as diretrizes do American College of Sports Medicine (ACSM) (2014), a probabilidade de um paciente ter doença cardiovascular (DCV) não pode ser estimada com precisão somente a partir do resultado do teste de esforço e das características diagnósticas do teste. A probabilidade de um paciente manifestar a doença antes do teste está relacionada a alguns sintomas, além da idade, sexo e da ocorrência dos principais fatores de risco da DCV. Podem ser classificados em uma escala de 1 a 4, correspondendo a “perceptível, porém leve”, “moderado”, "moderadamente grave" e “grave", respectivamente. Uma classificação na escala 3 (“moderadamente grave”) deve geralmente ser utilizada como ponto de interrupção para o teste de esforço. Qual a variável considerada para o significado clínico dessa interrupção?
Alternativas
Q870295 Educação Física
Segundo Tortora e Nielsen (2013), embora todas as articulações sinoviais compartilhem muitas características, as formas das faces articulares diferem um pouco para permitir movimentos que variam desde “dar de ombros” até ficar na ponta dos dedos do pé. As articulações sinoviais são divididas em seis tipos, de acordo com os formatos das faces articulares dos ossos. Que tipo de articulação sinovial permite movimentos triaxiais?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: B
6: E
7: E
8: B
9: A
10: A
11: E
12: A
13: A
14: D
15: A
16: D
17: C
18: E
19: D
20: B