Questões de Concurso Militar Quadro Técnico 2018 para Primeiro Tenente - Psicologia
Foram encontradas 50 questões
Kaplan, Sadock e Grebb (1997) descreveram o afeto como experiência da emoção expressada pelo paciente e observada por outros. Sendo assim, correlacione o tipo de afeto à sua definição e assinale a opção correta.
TIPO
I- Afeto inadequado
II- Afeto embotado
III- Afeto restrito ou limitado
IV- Afeto plano
V- Afeto lábil
DEFINIÇÃO
( ) Mudanças bruscas e rápidas no tom emocional, sem relação com estímulos externos.
( ) Redução na intensidade do sentimento, menos severa que no afeto embotado, mas claramente reduzida.
( ) Perturbação do afeto manifestada por uma severa redução na intensidade do tom de sentimento externalizado.
( ) Ausência ou quase ausência de quaisquer sinais de expressão afetiva: voz monótona, face imóvel.
( ) Desarmonia entre o tom emocional e a ideia,
pensamento ou fala que o acompanha.
Urbina (2007), na obra “Fundamentos da Testagem Psicológica", apresenta formulações acerca do modelo de Curva Normal. Sobre esse modelo, coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Média, mediana e moda coincidem no centro da distribuição da curva normal.
( ) É unimodal, ou seja, tem um único ponto de frequência máxima.
( ) Tem formato de sino como indica seu “apelido".
( ) A área da curva normal compreendida entre +1 desvio padrão e -1 desvio padrão é de 68,26% da área total da curva.
( ) Possui caudas que, em algum momento da distribuição, tocam a linha de base (Eixo X).
Fiorini (2004) propôs contribuições para a compreensão da Psicoterapia Breve. Sobre essas contribuições, coloque V (Verdadeira) ou F (falso), afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
( ) Uma terapêutica breve organiza seus recursos de forma fixa e os organiza em função de uma avaliação voltada para a queixa do paciente, de seu grau de enfermidade e do potencial adaptativo de sua personalidade: elabora sua estratégia levando em conta quais capacidades se acham invadidas por conflitos.
( ) No âmbito da assistência institucional em equipe, o terapeuta é não apenas o agente da psicoterapia, mas também o supervisor e coordenador do conjunto de atividades terapêuticas. Sua relação com o paciente se torna mais complexa pelo fato de manter, ao mesmo tempo, contatos com o paciente e com seus familiares, bem como outra série de vínculos indiretos.
( ) Com a Psicoterapia Breve, será possível ou não obter melhoras mais que transitórias, dependendo o resultado do quadro clínico, da estrutura básica da personalidade, do nível evolutivo para o qual se regride na crise, assim como de diversas condições grupais e situacionais.
( ) No processo em Psicoterapia Breve, Fiorini apontou os pilares sobre o quais se constrói um sistema de influências de mudança, são eles: a ativação egoica e elaboração de um foco. Sobre a relação de trabalho estabelecida entre paciente e psicoterapeuta, afirmou não ser um ponto de sustentação do processo terapêutico.
( ) Sobre as mudanças produzidas pelas psicoterapias, um ponto a ser destacado é o da heterogeneidade das zonas de mudança, visto que tais mudanças podem se dar de modo simultâneo ou sucessivo sobre aspectos intrapessoais, interpessoais ou situacionais. Toda tentativa de conceituar as mudanças em psicoterapia deverá partir dessa pluralidade de zonas e níveis de ação terapêutica.