Questões de Concurso Militar PM-MG 2021 para Soldado - Técnico em Saúde Bucal
Foram encontradas 15 questões
Com relação às noções de anatomia bucal e dentária, analise as assertivas abaixo.
I- A dentição decídua é composta por 20 dentes e a dentição definitiva por 32 dentes.
II- Os dentes são divididos anatomicamente em coroa, colo e raiz e, morfologicamente, em esmalte, dentina, cemento e polpa.
III- A face mesial de um dente é aquela que está voltada ao plano sagital mediano.
IV- A face livre do dente voltada para o lábio e a bochecha é denominada face vestibular.
Estão CORRETAS as assertivas:
Segundo Dias (2015), os instrumentais em Odontologia possibilitam ao cirurgião dentista a realização dos procedimentos de atendimento ao paciente. Desta forma, sua equipe auxiliar tem como dever conhecer os instrumentais e suas funções, a fim de organizá-los e prover o seu uso.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA, em relação ao uso dos instrumentos na prática odontológica:
A respeito dos materiais dentários, analise as assertivas abaixo.
I- A manipulação do cimento de hidróxido de cálcio é realizada dispensando quantidades iguais das pastas em uma placa ou um papel fornecido pelo fabricante, e misturando-as até se obter uma cor uniforme.
II- Os cimentos de ionômero de vidro, após a aplicação, devem ser protegidos do meio bucal por meio de isolantes para que não venham a absorver ou perder água para o meio, comprometendo suas propriedades.
III- Os cimentos de óxido de zinco são manipulados utilizando uma placa resfriada e uma espátula de lâmina larga e longa.
IV- Ao final da manipulação do cimento de óxido de zinco, a massa obtida deve ter o aspecto de massa de vidraceiro.
Segundo DIAS (2015), estão CORRETAS as assertivas:
A respeito da notação dentária e odontogramas, marque “V” para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda o que se pede:
( ) Para notação dentária, considera-se a identificação das arcadas por meio dos números 1, 2, 3 e 4 (hemiarcada superior direita, hemiarcada superior esquerda, hemiarcada inferior direita, hemiarcada inferior esquerda, respectivamente), nos dentes permanentes.
( ) Os dentes com notação gráfica 74, 15 e 47 são, respectivamente, primeiro molar inferior esquerdo decíduo, segundo pré-molar superior direito e segundo molar inferior direito permanente.
( ) O odontograma é um formulário utilizado nos atendimentos odontológicos, no qual é descrita a situação em que se encontra cada elemento dentário.
( ) É a partir do odontograma que se elaborará o plano de tratamento indicado ao paciente.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
Acerca da classificação dos resíduos de serviço de saúde, estabelecida na Resolução RDC n º. 222/2018, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Resíduos de serviços de saúde do Grupo A.
(2) Resíduos de serviços de saúde do Grupo B
(3) Resíduos de serviços de saúde do Grupo C
(4) Resíduos de serviços de saúde do Grupo D
(5) Resíduos de serviços de saúde do Grupo E
( ) Rejeitos radioativos.
( ) Resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente.
( ) Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
( ) Resíduos perfurocortantes ou escarificantes.
( ) Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima
para baixo:
Segundo a ANVISA (BRASIL, 2006), os profissionais da odontologia estão expostos a riscos ocupacionais com a possibilidade de ocorrência de evento adverso. A seguir, encontram-se duas colunas, A e B, que correspondem aos riscos ocupacionais mais frequentes e às suas causas, respectivamente.
Coluna A
1. Físicos.
2. Químicos.
3. Ergonômicos.
4. Mecânicos ou de Acidente.
5. Pela falta de conforto e higiene.
6. Biológicos.
Coluna B
( ) Postura incorreta; ausência do profissional auxiliar e/ou técnico; falta de capacitação do pessoal auxiliar; atenção e responsabilidade constantes; ausência de planejamento; ritmo excessivo.
( ) Presença de um agente biológico; exposição a material biológico contaminado.
( ) caneta de alta rotação; compressor de ar; equipamento de RX; equipamento de laser; fotopolimerizador; autoclave; condicionador de ar.
( ) Falta de produtos de higiene pessoal; como sabonete líquido e toalha descartável nos lavatórios; ausência de água potável para consumo; não fornecimento de uniformes; ausência de ambientes arejados para lazer.
( ) Espaço físico subdimensionado; arranjo físico inadequado; instrumental com defeito ou impróprio para o procedimento; perigo de incêndio ou explosão; edificação com defeitos; improvisações na instalação da rede hidráulica e elétrica; ausência de EPI.
( ) Amalgamadores; desinfetantes químicos (álcool, glutaraldeído, hipoclorito de sódio, ácido peracético, clorexidina, entre outros); os gases medicinais como óxido nitroso.
Baseado nos dados acima, numere a Coluna B de acordo com a Coluna A e marque a
alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para
baixo:
O esquema abaixo representa a fluxo e o processamento de materiais odontológicos (artigos), segundo a ANVISA (2006) que compreende a limpeza e a esterilização.
Fonte: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/manual_odonto.pdf
Baseado nas informações contidas neste fluxograma (ANVISA, 2006), marque a
alternativa CORRETA:
“O termo cárie dentária é usado para descrever os resultados – sinais e sintomas – de uma dissolução química da estrutura dentária causada pelos eventos metabólicos ocorrendo no biofilme (placa dentária) que cobre a área afetada” (Fejerskov & Kidd, 2013).
Baseado neste conceito e nos conhecimentos epidemiológicos e medidas preventivas da doença cárie, marque “V” para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda o que se pede:
( ) O biofilme é pré-requisito para ocorrência de lesões cariosas, e caracteriza-se pela atividade microbiana contínua resultando em pequenas flutuações do pH.
( ) A dieta possui uma forte influência no desenvolvimento da cárie. A relação entre o consumo de carboidratos refinados e a prevalência e severidade de cárie é tão forte que os açúcares são considerados fator etiológico fundamental na causa da doença.
( ) A saliva possui diversos efeitos na proteção contra a cárie. Alguns pela inibição de bactérias, outros pela diluição e eliminação das bactérias e seus substratos, ou pelo ambiente reparador depois da desmineralização dentária.
( ) O fortalecimento da mudança de comportamento e de hábitos alimentares dos indivíduos e a instituição de políticas públicas como programas de educação para a saúde bucal para determinada população ou grupos (como exemplo, a escovação supervisionada em escolares numa determinada faixa etária) são medidas preventivas contra o risco à doença cárie.
( ) O flúor tem sido considerado medida preventiva alternativa contra a doença cárie, exclusivamente para indivíduos com alto risco à doença, em virtude de sua toxicidade, o risco de fluorose e o declínio da doença nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.
( ) A fluoretação das águas de abastecimento público tornou-se o melhor agente na prevenção à cárie dentária, sendo considerada como ação de proteção à saúde, de nível coletivo, constituindo o flúor um dos maiores fatores responsável pelo declínio da prevalência da cárie no Brasil.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima
para baixo:
Observe a imagem abaixo:
Fonte: http://www.saude.pb.gov.br/web_data/saude/cancer/aula5.pdf
Ela retrata uma estratégia auxiliar para o diagnóstico do câncer de boca em fase inicial: o autoexame da boca. “Este autoexame pode ser ensinado nas atividades de educação comunitária, em uma linguagem fácil e acessível. Sua finalidade é identificar anormalidades existentes na mucosa bucal que alertem o indivíduo” (INCA, 2002).
Considerando as informações acima, a epidemiologia do câncer bucal, bem como seu
diagnóstico, fatores de risco e programas de prevenção e controle, marque a alternativa
CORRETA:
“A documentação odontológica referente ao atendimento do paciente é um instrumento de garantia da qualidade do tratamento e deve basear-se em normas legais e éticas” (ANVISA, 2006). O artigo 17 do Código de Ética dos Profissionais de Odontologia (CFO, 2013) que trata dos documentos odontológicos, diz que é obrigatória a elaboração e a manutenção de forma legível e atualizada de prontuário e sua conservação em arquivo próprio seja de forma física ou digital.
Neste contexto, marque a alternativa que contém informações CORRETAS a respeito dos documentos odontológicos:
Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Identificado cientificamente como SARS-COV-2, o novo coronavírus rapidamente se transformou em uma pandemia com elevado potencial transmissível. O vírus, causador da doença COVID-19, tem impactado o cotidiano em diferentes dimensões e complexidades. .Os impactos negativos da pandemia da COVID-19 se manifestam, não apenas em um problema epidemiológico para os países atingidos, mas impactam em uma série de atividades humanas frente às respostas de distanciamento social implementadas pelos diferentes países, exigindo a adoção de uma série de medidas por parte dos órgãos governamentais.
Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas-1/coronavirus/ CARTILHAPROTOCOLODEBIOSSEGURANAR101.pdf/
Tendo em vista a Pandemia da COVID-19 e o emprego cada vez mais rigoroso das normas de biossegurança nos serviços públicos e privados de saúde, é CORRETO afirmar que: