Segundo a ANVISA (BRASIL, 2006), os profissionais da odontol...
Segundo a ANVISA (BRASIL, 2006), os profissionais da odontologia estão expostos a riscos ocupacionais com a possibilidade de ocorrência de evento adverso. A seguir, encontram-se duas colunas, A e B, que correspondem aos riscos ocupacionais mais frequentes e às suas causas, respectivamente.
Coluna A
1. Físicos.
2. Químicos.
3. Ergonômicos.
4. Mecânicos ou de Acidente.
5. Pela falta de conforto e higiene.
6. Biológicos.
Coluna B
( ) Postura incorreta; ausência do profissional auxiliar e/ou técnico; falta de capacitação do pessoal auxiliar; atenção e responsabilidade constantes; ausência de planejamento; ritmo excessivo.
( ) Presença de um agente biológico; exposição a material biológico contaminado.
( ) caneta de alta rotação; compressor de ar; equipamento de RX; equipamento de laser; fotopolimerizador; autoclave; condicionador de ar.
( ) Falta de produtos de higiene pessoal; como sabonete líquido e toalha descartável nos lavatórios; ausência de água potável para consumo; não fornecimento de uniformes; ausência de ambientes arejados para lazer.
( ) Espaço físico subdimensionado; arranjo físico inadequado; instrumental com defeito ou impróprio para o procedimento; perigo de incêndio ou explosão; edificação com defeitos; improvisações na instalação da rede hidráulica e elétrica; ausência de EPI.
( ) Amalgamadores; desinfetantes químicos (álcool, glutaraldeído, hipoclorito de sódio, ácido peracético, clorexidina, entre outros); os gases medicinais como óxido nitroso.
Baseado nos dados acima, numere a Coluna B de acordo com a Coluna A e marque a
alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para
baixo: