A Independência do Brasil foi um processo político liderado ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2509812 História
A Independência do Brasil foi um processo político liderado pelo Príncipe Regente D. Pedro. Devido à resistência de Portugal, foi necessário que a jovem nação confirmasse sua independência por meio da força militar, o que levou ao surgimento de vários exemplos de dedicação à causa da liberdade. Dentre eles, a Alferes Maria Quitéria de Jesus Medeiros, cujo nome está inscrito no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria". As províncias nas quais a resistência portuguesa apresentou-se mais intensa foram:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E) Cisplatina, Bahia e Pará.

  • A Cisplatina (atual Uruguai) foi um território que Portugal buscou manter sob seu domínio, o que gerou conflitos com os brasileiros.

  • A Bahia foi uma das províncias em que a resistência portuguesa se destacou, com a reconquista temporária da capital Salvador pelas tropas portuguesas.

  • O Pará também apresentou forte resistência portuguesa, com conflitos armados e tentativas de manter o domínio colonial na região.

Guerra da Independência do Brasil: 1822 - 1824

  • cinco províncias brasileiras que se mantiveram leais a Portugal: Maranhão, Piauí, Grão-Pará, Cisplatina e Bahia.

Maria Quitéria era baiana, só por isso você já mata a questão!

Falou em Maria Quitéria, nem que por chute, voce chuta onde tem "Bahia". A lei permanece, baiano não nasce, baiano estreia!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo