O trecho adaptado do texto “A pesquisa foi coordenada por E...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2098450 Português
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Ave canta mais baixo em cidade silenciosa

Revista Pesquisa FAPESP

A pandemia de Covid-19 reduziu o barulho do tráfego automotivo na região da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, aos níveis dos anos 1970. Com menos ruído no ambiente urbano, o pardal-de-coroabranca (Zonotrichia leucophry), espécie há décadas adaptada à balbúrdia crescente das cidades, passou em poucas semanas a cantar, em média, 30% mais baixo durante a primavera no hemisfério Norte do que fazia antes do início do isolamento social forçado (Science, 30 de outubro). Segundo trabalho coordenado pela ecóloga Elizabeth Derryberry, da Universidade do Tennessee, que há duas décadas registra e estuda o canto da ave nessa área da Califórnia, os pardais voltaram a emitir sons no mesmo padrão de frequências que costumavam empregar na década de 1970, quando São Francisco era muito mais silenciosa. A menor produção de ruídos urbanos e a alteração nos parâmetros do canto fizeram com que o chilrear do pardal pudesse ser ouvido por outro membro da espécie ao dobro da distância do que ocorria antes da pandemia.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/wpcontent/uploads/2020/11/012-017_Notas_298.pdf. Acesso em: 09 jun. 2022. 
O trecho adaptado do texto “A pesquisa foi coordenada por Elizabeth Derryberry que estuda o canto da ave nessa área da Califórnia” traz em destaque
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O bizu é unico: se iniciou com pronome relativo é Subordinada Adjetiva, mas se iniciou com conjunção integrante é substantiva

Eu juro que li oração subordinada restritiva na letra A kkk

É como o amigo Marcos ramom falou: o "que" (como pronome relativo) introduz uma oração subordinada adjetiva, nesse caso, restritiva. Para saber se o "que" é pronome relativo, substitua o "que" pelos seus derivados: "o qual" "as quais" "os quais" . Se você colocar "isso, disso" e suas variações e fizer sentido é uma conjunção integrante, logo, introduz uma oração subordinada substantiva.

GABARITO LETRA C

ADJETIVAS As orações compostas subordinadas adjetivas exercem função de adjetivo ou locução adjetiva, caracterizando um NOME da oração anterior.

São introduzidas por pronomes relativos: que (quando puder ser substituído por “o qual”), quem, quanto, o qual, onde e cujo.

ORAÇÕES ASSINDÉTICAS

Orações assindéticas são orações compostas que não possuem conjunções para ligar as orações. São pouco comuns no dia a dia, sendo o tipo de oração que encontramos em livros infantis para facilitar a leitura.

Eu joguei a bola. A bola caiu no chão.

Fomos até a rua. Estava frio.

Paulo foi embora. Ele nunca voltou.

OBS: “síndeto” significa conjunções. Logo, Assindéticas são orações que não possuem conjunções para ligá-las. 

PREDICATIVAS

A oração subordinada exerce função de predicativo do sujeito da oração principal, que apresenta verbo de ligação. Meu sonho é que sejam aprovados logo. 

A oração principal (meu sonho é) é composta de sujeito (meu sonho) e verbo de ligação (é). Logo, é necessário um predicativo do sujeito, papel que é feito pela oração subordinada “que sejam aprovados logo”.

VEJA OUTROS EXEMPLOS: Seu receio era que chovesse. (Seu receio era isso) Não sou quem você pensa. (Não sou isso) Para alguns a pátria é onde se está bem. (Para alguns a pátria é isso)

#OBA

@PMMINAS

BIZU: ADJETIVA- "EM QUE"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo