Marque a alternativa CORRETA:A dinâmica regional brasileira ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q658318 Geografia

Marque a alternativa CORRETA:

A dinâmica regional brasileira expressa as grandes tendências econômicas e demográficas de apropriação e valorização do território. O processo de integração nacional, impulsionado pela modernização industrial do Sudeste, não encontra a tradução precisa da divisão regional oficial. Essa lacuna foi preenchida pela proposta de divisão regional do país em três complexos regionais. A proposta, elaborada em 1967, pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, assentou-se em critérios diferentes daqueles que haviam orientado os técnicos do IBGE na delimitação das macroregiões oficiais. O geógrafo Pedro Pinchas Geiger baseou-se no:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta. A alternativa CORRETA é a letra B.

A questão aborda a proposta de divisão regional do Brasil em três complexos regionais, feita pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967. Diferente da divisão oficial do IBGE, Geiger utilizou critérios que levavam em consideração a dinâmica econômica e a integração espacial gerada pela concentração industrial no Sudeste do Brasil.

A alternativa B é correta porque menciona os resultados da integração econômica promovida pela concentração industrial do Sudeste no plano espacial. Esta abordagem reflete a realidade econômica e demográfica que Geiger considerou para sua divisão, destacando as influências do polo econômico do Sudeste sobre o território brasileiro.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Esta opção fala sobre áreas deprimidas e regiões naturais, que não foram os critérios utilizados por Geiger. Ele focou mais nas relações econômicas e na integração do território, e não em aspectos naturais ou de depressão econômica.

Alternativa C: Menciona o respeito aos limites estaduais, mas Geiger não se prendeu a essa delimitação. Sua proposta transcende os limites estaduais, considerando a influência econômica e demográfica de regiões mais amplas.

Alternativa D: Fala sobre as relações cada vez menos integradas física e economicamente, o que contradiz o que Geiger propôs. Ele justamente identificou regiões com alta integração econômica e física, especialmente em função da industrialização do Sudeste.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão mal escrita.

Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais.

Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

Essa organização regional é muito útil para a geografia, pois oferece uma nova maneira de entender a história da produção do espaço nacional.

Divisão de Pedro Geiger:

Amazônia

Nordeste

Centro-sul

*A PRIMEIRA REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL FOI FEITA EM 1916 E FOI SE MODIFICANDO, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Central, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

A PRIMEIRA REGIONALIZAÇÃO DO IBGE FOI EM 1940, levou em consideração os aspectos socioeconômicos, além dos físicos, era dividido em NORTE, CENTRO, NORDESTE, ESTE, SUL.

em 1970, uma nova divisão oficial definiu o norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, que se configura até hoje.

- 1988 - IBGE - ATÉ OS DIAS ATUAIS - 5 regiões e NENHUM território (adequações da divisão de 1970)

Critérios: Naturais e Socioeconômicos;

Norte- sul – nordeste- centro oeste e sudeste.

*Respeita os limites dos estados.

Os limites das regiões sempre coincidem com os limites estaduais – não há estados em mais de uma região.

Pedro Pinchas Geiger - 3 Regiões( 1967)

Complexos Regionais sócios-econômicos.

1.       Critérios: Econômicos, históricos e sociais.

(1)    Amazônia, (2)Nordeste e (3)Centro Sul.

*Não respeita os limites dos estados.

               

Milton Santos - 4 Regiões ( 1999)

1.       Critérios: Técnicos, científicos e informacionais

Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada.

-Não respeita o limite dos estados e regiões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo