Após a ditadura militar no Brasil, ficava a cargo do 1º pres...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Plano Bresser foi um plano de estabilização da economia brasileira instituído em 12 de junho de 1987, através dos Decretos-Lei nº 2335/87, nº 2336/87 e nº 2337/87 durante o governo José Sarney, quando Luiz Carlos Bresser-Pereira era o Ministro da Fazenda.
Erro letra (C) Moratória criada no Plano Cruzado e não no segundo plano Cruzado.
GABARITO - D
O Plano Bresser congelou os preços por dois meses, aumentou as tarifas públicas e os impostos e extinguiu o abono salarial. As negociações com o FMI foram retomadas, suspendendo à moratória.
a) O Plano Verão promoveu novo corte de três zeros na moeda. O Cruzado Novo foi extinto, na economia houve o descongelamento de todos os preços e salários.
(Na verdade, foi implantado o Cruzado Novo e houve novo congelamento de preços).
b) O Plano Cruzado promoveu a desvalorização e o corte de três zeros da moeda, substituiu o nome Cruzeiro para Real e conseguiu desindexar a economia.
(Cruzeiro -> Cruzado)
c) O Plano Cruzado II promoveu o congelamento de preços (Ocorreu descongelamento de preços no Cruzado II, ao contrário do Cruzado I) e salários contendo o aumento da inflação. O Brasil rompeu com o FMI e decretou a moratória.
d) O Plano Bresser congelou os preços por dois meses, aumentou as tarifas públicas e os impostos e extinguiu o abono salarial. As negociações com o FMI foram retomadas, suspendendo à moratória.
Essa questão deveria ter sido anulada, tendo em vista que a opção D diz que os preços foram congelados por 2 meses, mas na verdade foram congeladas por 3 meses.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo