O vírus da hepatite C é o principal agente etiológico da hep...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737438 Medicina

O vírus da hepatite C é o principal agente etiológico da hepatite crônica anteriormente denominada não-A não-B. Sua transmissão ocorre principalmente por via parenteral. Em percentual significativo de casos não é possível identificar a via de infecção. Sobre a hepatite B, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A transmissão sexual é pouco frequente (risco de 2 a 6% para parceiros estáveis) e ocorre principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e com prática sexual de risco.

( ) Após contato com o HCV a chance de cronificação da infecção é de 70 a 85% dos casos.

( ) A coexistência de alguma DST – inclusive o HIV – constitui-se em um importante facilitador da transmissão sexual.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa verdadeira (V) é a alternativa D: V - V - V. A transmissão sexual da hepatite B pode ocorrer, embora seja menos frequente do que a transmissão por via parenteral. O risco de transmissão varia de acordo com o número de parceiros sexuais e o tipo de prática sexual. A cronificação da infecção por hepatite B ocorre em cerca de 10% dos casos, ao contrário do vírus da hepatite C, em que a chance é de 70 a 85%. A coexistência de outras DSTs, incluindo o HIV, aumenta o risco de transmissão sexual da hepatite B. É importante lembrar que a prevenção da transmissão dessas doenças inclui o uso de preservativos durante as relações sexuais e o cuidado com o manuseio de objetos que possam estar contaminados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo