Em uma fábrica há um sistema hidráulico composto p...
Em uma fábrica há um sistema hidráulico composto por uma tubulação preenchida totalmente com um único líquido incompressível.
Conforme a figura, nesse sistema, há uma extremidade onde há um êmbolo móvel (E1) de área A1e outra extremidade também com um êmbolo móvel (E2) cuja área é o dobro de A1. Uma força de intensidade F1 é aplicada em E1 para erguer um objeto que exerce uma força-peso de intensidade F2 em E2. No instante em que se aplica a força F1 em E1, a pressão em E2 _________________.
OBS: Considere que o líquido está em repouso, os êmbolos deslocam-se na vertical, não há vazamentos em nenhuma parte do sistema hidráulico e a temperatura desse sistema é constante e não interfere no funcionamento.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Forças diretamente proporcionais
Gabarito: D, segundo o princípio de Pascal, a força aplicada no primeiro êmbolo vai ser a mesma no segundo, se no primeiro êmbolo a razão é F1/A1 no segundo êmbolo a pressão exercida será a mesma.
(Tentei explicar segundo a vídeo-aula que eu vi, se tiver algo erado por favor me corrijam:)
gnt, mas pq é errado eu pensar assim:
pressão= força/área
quanto maior a área, menor a força.
E2 tem uma área maior, então teria uma força menor e, proporcionalmente, pressão menor.
Oq tem de errado nesse pensamento? N TO ENTENDENDOOOOOO
Gab d
prensa hidraúlica diz a teoria q a variação de pressão será igual nas duas partes. Ent, (delta)p1 = (delta)p2 ou F1/A1 = F2/A2. Dessa forma, a pressão em E2 é igual à pressão em E1. Ou seja, p1 = F1/A1 = p2.
Sobre a alt. b: qm smp é duplicada ñ é a pressão, mas sim a força. Pois, como a variação d pressão é a mesma e A2 = 2A1, para q mantenha-se a igualdade da pressão F2 deve ser 2 vezes F1. Aplicando na formula temos
p1 = p2
F1/A1 = F2/2A1
F2 = 2F1.
No instante em que se aplica a força F1 em E1, a p1 vai aumentar. Logo, p2 em E2 aumentará tbm. Por isso n pd ser alt. a, já q haverá alteração na pressão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo