A figura a seguir representa, de maneira simplifica...
A figura a seguir representa, de maneira simplificada, o tanque de óleo diesel do submarino USS Pampanito da Classe Balao utilizado pela marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse tanque, inicialmente há somente a presença de óleo diesel.
A medida que o óleo diesel é consumido, a mesma quantidade de água do mar entra no tanque por meio do tubo (representado a esquerda na figura) para manter o volume do tanque sempre totalmente ocupado e, em seguida, o tubo é fechado até o óleo ser consumido novamente. Há também uma válvula que permite apenas a saída de um dos líquidos, que não deve ser a água do mar, em direção aos motores do submarino. Essa válvula abre e fecha continuamente.
Durante a abertura, a válvula permite que o óleo diesel vá para o motor em funcionamento.
Considerando:
1– os líquidos imiscíveis;
2 – a razão entre a densidade do óleo diesel em relação a densidade da água do mar igual a 0,9;
3 – a válvula ainda fechada; e
4 – a presença dos dois líquidos, em repouso, dentro do tanque.
Assinale a alternativa que indica a posição (A, B, C ou D) que a válvula deve ser colocada para evitar que a água do mar vá para o motor e que a maior parte possível do óleo diesel seja consumida.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a razão da densidade do óleo com a da água é de 0,9. Então sabemos que a densidade do óleo é menor que a da água. Então não irão se misturar e o óleo ficará por cima. Assim, a melhor opção é a letra A.
VAMOS LA, ELE FALOU QUE O TANQUE NÃO PODERIA FICAR VAZIO, VAMOS ADOTAR QUE O TANQUE JÁ TEM ÓLEO
CADA VEZ QUE ELE USA O ÓLEO ENTRA UM POUCO DE ÁGUA DO MAR, VC CONCORDA COMIGO QUE CADA VEZ QUE A AGUA ENTRA ELA EMPURRA O OLHO CADA VEZ MAIS PARA CIMA DO TANQUE??? ENTAO EU NAO SEI ATE ONDE ELA VAI EMPURRA A AGUA, MAS EU SEI QUE O OLEO ESTA MAIS PERTO DA TORNEIRA A
GAB. A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo