Leia o trecho abaixo. "O que você quer que eu faça? Que per...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3256316 Português

Texto 2


COBRANÇA


   Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora inadimplente.


   - Você não pode fazer isso comigo - protestou ela.


   - Claro que posso - replicou ele.- Você comprou, não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou o cobrador. Por diversas vezes tentei lhe cobrar, você não pagou.


    - Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise... 


    - Já sei - ironizou ele. - Você vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é o que estou fazendo.


    - Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta...


   - Negativo. Já usei todas as formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando, até que não me restou outro recurso: vou ficar aqui, carregando esse cartaz, até você saldar a sua dívida.


    Neste momento começou a chuviscar.


   - Você vai se molhar- advertiu ela. - Vai acabar ficando doente.


   - Ele riu, amargo:


   - E dai? Se você está preocupada com a minha saúde, pague o que deve.


   - Posso lhe dar um guarda-chuva...


   - Não quero. Tenho de carregar o cartaz, não um guarda-chuva.


   Ela agora estava irritada:


   - Acabe com isso, Aristides, e venha para dentro. Afinal, você é meu marido, você mora aqui. 


   - Sou seu marido - retrucou ele - e você é minha mulher, mas eu sou cobrador profissional e você é devedora. Eu a avisei: não compre essa geladeira, eu não ganho o suficiente para pagar as prestações. Mas não, você não me ouviu. E agora o pessoal lá da empresa de cobrança quer o dinheiro. O que você quer que eu faça? Que perca meu emprego? De jeito nenhum. Vou ficar aqui até você cumprir sua obrigação.


  - Chovia mais forte, agora. Borrada, a inscrição tornara-se ilegível. A ele, isso pouco importava: continuava andando de um lado para o outro, diante da casa, carregando o seu cartaz.



SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001.

Leia o trecho abaixo.

"O que você quer que eu faça? Que perca meu emprego?"

De acordo com a norma culta, a palavra destacada no trecho citado foi empregada INCORRETAMENTE em qual opção? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta sobre o uso da palavra "perca".

A palavra "perca" utilizada na frase em questão é uma forma do verbo "perder". Segundo a norma culta da Língua Portuguesa, o verbo "perder" pode ser utilizado em diferentes contextos, mas é importante identificar quando a forma correta deve ser "perca" (subjuntivo) e quando deve ser "perca" (substantivo que significa perda).

Alternativa correta: B - Essa tarefa é perca de tempo.

Na alternativa B, a palavra "perca" está incorretamente utilizada como um substantivo. A forma correta seria "perda", que é o substantivo que se refere ao ato de perder algo. Portanto, a frase correta seria "Essa tarefa é perda de tempo."

Agora, vamos justificar as demais alternativas:

A - Nunca perca a esperança. Esta frase usa "perca" corretamente, pois está no modo subjuntivo, indicando um desejo para que alguém não perca a esperança.

C - Espero que você não perca o voo. Aqui, "perca" está também no modo subjuntivo, expressando uma expectativa ou desejo, o que está correto.

D - Caso você perca essa oportunidade, não terá outra. Novamente, "perca" é utilizada corretamente, no modo subjuntivo, para indicar uma condição.

E - Muitos desejam que eu perca o medo de dirigir. Na alternativa E, "perca" é usada de forma correta, no contexto de um desejo, que se encaixa na estrutura do subjuntivo.

Portanto, a única alternativa em que a palavra "perca" é utilizada incorretamente é a letra B, e a forma correta deve ser "perda".

Em resumo: a alternativa B apresenta um erro de uso da palavra "perca", que deveria ser substituída por "perda". Já as demais alternativas usam "perca" corretamente, como uma forma do verbo "perder" no modo subjuntivo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta:

B) Essa tarefa é perca de tempo.

Fundamentação:

A palavra "perca" é a forma verbal do subjuntivo do verbo "perder". Na alternativa B , o contexto exige o substantivo "perda" (referente a "ato de perder"), não o verbo. A construção correta seria "Essa tarefa é perda de tempo" , pois "perda" é um substantivo que indica o resultado da ação de perder.

Análise das demais alternativas:

  • A, C, D, E: Em todas essas opções, "perca" é empregada corretamente como forma verbal do subjuntivo ou imperativo, respeitando a concordância com o sujeito.

Conclusão:

A alternativa B utiliza "perca" de forma inadequada, misturando incorretamente a forma verbal com a necessidade do substantivo "perda", violando a norma culta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo