De acordo com Baptista (2000), no que diz respeito ao caráte...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Incorreta. [...] o domínio e a orientação do fluxo dos acontecimentos se pautam por um novo sentido de competência: além da competência teórico-prática e técnico-operativa, há que ser desenvolvida uma competência ético-política.
b) Incorreta. [...] para que o planejamento se efetive na direção desejada, é fundamental que, além do conteúdo tradicional de leitura da realidade para o planejamento da ação, sejam aliados à apreensão das condições objetivas o conhecimenmto e a captura das condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre[...].
c) Correta. A dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de tomadas de decisões, inscritas nas relações de poder, o que caracteriza ou envolve uma função política.
d) Incorreta. No entanto, tradicionalmente, ao se tratar de planejamento, a ênfase era dada aos seus aspectos técnico-operativos, desconhecendo, no seu processamento, as tensões e pressões embutidas nas relações dos diferentes sujeitos políticos em presença.
BAPTISTA, Myriam Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. 2ªed. São Paulo: Veras, 2002.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo