Preencha as lacunas das assertivas abaixo sobre pontos de vi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q819648 Administração Geral

Preencha as lacunas das assertivas abaixo sobre pontos de vista que podem ser considerados na mediação do desempenho organizacional.

A __________ significa fazer as coisas certas e evidencia o cumprimento da missão, ou seja, chegar ao resultado desejado.

O menor consumo de recursos monetários, gastar menos, refere-se à _________.

Já a __________ ressalta o impacto, na medida em que o resultado concretizado mudou determinado panorama.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D

(Chiavenato - Administração Geral e Pública)

Eficiência

A eficiência relaciona-se com a maneira pela qual fazemos a coisa. 
Economia dos meios, menor consumo de recursos dado o grau de eficácia.
.
Eficácia

A Eficácia consiste em fazer a coisa certa (não necessariamente da maneira certa). Está relacionada ao atingimento do objetivo. Se desejamos fazer um concurso público e logramos êxito, fomos eficazes. Dessa forma, evidencia o cumprimento da missão, chegar ao resultado desejado.
 

Economicidade

A economicidade está ligada ao menor consumo de recursos monetários (gastar menos) 
 

Efetividade

A efetividade ressalta o impacto, a medida em que o resultado almejado (e concretizado)     muda determinado panorama, cenário. Considerando a construção de escolas e incremento de número de professores contratados, a efetividade evidenciará, por exemplo, de que maneira isso contribui para a redução do índice de alfabetismo   (impacto). 
Há autores que defendem que a eficitividade decorre do alcance da eficácia e da eficiência, simultaneamente.  
Numa outra acepção, pode ser entendida, também, como a satisfação do usuário. 
 

A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre sobre pontos de vista que podem ser considerados na mediação do desempenho organizacional. Vejamos como as lacunas podem ser preenchidas.

EFICÁCIA: indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é. 

EFICIÊNCIA: é uma palavra utilizada para indicar que os recursos são usados de maneira econômica. Quanto mais alto o grau de produtividade/economia no uso dos recursos (humanos, financeiros, materiais etc), mais eficiente é a organização. Seus objetivos são:

  • Ênfase nos meios;
  • Fazer corretamente as coisas;
  • Resolver problemas;
  • Salvaguardar os recursos;
  • Cumprir tarefas e obrigações;
  • Treinar os subordinados.

EFETIVIDADE: é uma medida de desempenho utilizada como sinônimo de impacto. O impacto é avaliado pelos efeitos finais dos objetivos realizados pela organização. Seus objetivos são:

  • ênfase nos resultados;
  • fazer as coisas certas;
  • atingir objetivos;
  • otimizar o uso dos recursos;
  • obter os resultados;
  • dar eficácia aos subordinados.

ECONOMICIDADE: sob a dimensão da economicidade, a atividade administrativa é analisada a partir da ótica econômica. Busca-se a maximização dos benefícios e a minimização dos gastos associados. A economicidade agrega outros conceitos, representando o gênero do qual a eficiência, eficácia e a efetividade são as espécies. O ato do gestor público é econômico quando, ao mesmo tempo, é eficiente, porque produz mais benefícios com menos recursos; é eficaz, porque consegue atingir as metas previamente estabelecidas nos planos e, adicionalmente; é efetivo, porque satisfaz às necessidades dos usuários/clientes, agregando resultado mensurável dos níveis de bem-estar alcançados (SILVA, REVORÊDO, 2005). 

Podemos completar as lacunas assim:

  • A eficácia significa fazer as coisas certas e evidencia o cumprimento da missão, ou seja, chegar ao resultado desejado.
  • O menor consumo de recursos monetários, gastar menos, refere-se à economicidade.
  • Já a efetividade ressalta o impacto, na medida em que o resultado concretizado mudou determinado panorama.

Dessa forma, podemos marcar a alternativa "D".

GABARITO: D

Fontes:

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 

SILVA, C. A. T., REVORÊDO, W. C. Economicidade da gestão pública municipal: um estudo das decisões do tribunal de contas do estado de Pernambuco. Revista Universo Contábil, p. 9-22, 2005. Disponível em: . Acesso em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117015130002>. Acesso em: 1 ago. 2021.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo