A República foi proclamada, no Brasil, em 1889. Até 1930, o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-ES
Q1195507 História
A República foi proclamada, no Brasil, em 1889. Até 1930, o regime republicano foi caracterizado pelo elitismo oligárquico, por eleições fraudulentas e pela exclusão social. Durante a Era Vargas, o país entrou em processo de modernização, mas conviveu, durante muito tempo, com a ditadura do Estado Novo. A redemocratização de 1945 possibilitou o surgimento de grandes partidos políticos, de eleições periódicas, mas também de crises sucessivas, entre as quais a que levou Getúlio à morte e a suscitada pela renúncia de Jânio Quadros. A Era JK (1956-1961) foi marcada pelo desenvolvimentismo, mas com forte dependência dos capitais estrangeiros e com crescente inflação. Em 1964, um golpe de Estado derrubou o presidente Goulart e deu início a vinte e um anos de regime militar. Em 1985, a eleição indireta de Tancredo Neves e José Sarney iniciou a nova fase democrática, que teve na Constituição de 1988 seu marco jurídico institucional. A partir dessas informações e considerando a História do Brasil contemporâneo, julgue o item subseqüente.
A transferência da capital brasileira para o planalto central, com a construção de Brasília, ocorreu durante o governo JK.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

O tema central da questão refere-se à transferência da capital brasileira para o Planalto Central, abordando um dos marcos mais significativos do governo de Juscelino Kubitschek (JK). Para resolver essa questão, é necessário compreender o contexto histórico do Brasil durante a década de 1950 e os principais acontecimentos do governo JK (1956-1961), conhecido pelo seu plano de metas que visava o desenvolvimento econômico e a modernização do país.

Durante o governo de JK, a construção de Brasília foi uma das suas principais realizações, simbolizando o espírito desenvolvimentista da época. A nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960, como parte de um projeto de interiorização do desenvolvimento e de integração nacional. Brasília foi planejada para ser um modelo de cidade moderna, com uma arquitetura inovadora, desenhada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

A afirmação do enunciado é, portanto, correta porque alinha-se com os fatos históricos de que a capital foi realmente transferida para Brasília durante o governo de JK.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A cidade de Brasília é considerada, internacionalmente, um dos grandes monumentos arquitetônicos e um dos mais ousados projetos urbanísticos do mundo. É sabido que sua construção foi realizada durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), tendo sido resultado de um planejamento conjunto do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa.

Fonte: https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/a-historia-transferencia-capital-brasileira-para-centro-do-pais.htm

certo

caveira

pmal21

Lembrando que o plano de fazer Brasília a capital já vinha de governos passados.

Gabarito: Certo.

A construção de Brasília foi uma obra realizada durante o governo de Juscelino Kubitschek e estendeu-se de 1957 a 1960. A transferência da capital do Brasil para o planalto central era parte de um plano idealizado desde o começo da república brasileira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo