Atualmente, identificamos cerca de sete mil famílias [6.969 ...
(INCRA-PR. Relatório Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Paraná. Abril 2015.)
Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a questão fundiária brasileira, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As políticas públicas fundiárias, a exemplo da reforma agrária, são polêmicas, uma vez que opõe interesses diversos. São defendidas por grupos sociais como posseiros, pequenos proprietários e movimentos sociais como o MST. Mas são criticadas pelos latifundiários improdutivos (renda advinda da especulação fundiária: compra e venda de terras) e por setores do agronegócio.
LETRA E
LETRA E
GABARITO LETRA E- Políticas fundiárias, a exemplo da reforma agrária, opõem diferentes visões sobre a função da terra: a do latifúndio improdutivo, a do agronegócio produtivo e a de grupos sociais como os sem-terra.
-REFORMA AGRÁRIA: Distribuição/reorganização igualitária de terras que não desempenham o papel social da produção de alimento.
-Atualmente, menos de 1% dos grandes proprietários concentra 45% de toda a área rural do Brasil.
-Quais são as áreas priorizadas para a reforma? as terras devolutas ocupadas ilegalmente e os latifúndios improdutivos/subutilizados que não cumprem sua função social (produção de alimento).
-A grilagem foi um dos principais responsáveis pela concentração de terras no meio rural no século XIX.
-A reforma agrária opõe diferentes visões sobre a função da terra:
1)Do latifúndio improdutivo: especulação imobiliária (Investir em imóveis/solo esperando obter lucro futuro com a valorização da área com a introdução de infraestrutura feita por capital privado ou público. Isso não é ilegal, mas para coibir a ação o Estado coloca mais impostos, por exemplo)
2)Do agronegócio produtivo
3)De grupos sociais como os sem-terra, EXEMPLO:
MST- movimento dos trabalhadores sem-terra, surgiu em 1984 em Cascavel, no Paraná
- Atualmente, o MST luta pela aceleração do processo de reforma agrária e pela ampliação dos benefícios aos assentados, como assistência técnica e créditos agrícolas.
- Querem créditos, financiamentos e melhoria das rodovias para o escoamento de produção.
- tem como uma de suas principais marcas a luta pelo direito de trabalhadores que não possuem títulos e/ou propriedades rurais para produzirem alimentos, sobretudo por meio da democratização do acesso à terra pela expropriação ou desapropriação de latifúndios improdutivos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo