Como observado em Santos & Soares Jr. (2012), “a detecçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q690903 Odontologia
Como observado em Santos & Soares Jr. (2012), “a detecção e identificação de agentes microbianos, seja em infecções localizadas (abscesso dentário), seja em infecções sistêmicas (endocardite), dependem de alguns fatores...”, dentre os quais pode-se considerar o(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - tratamento prévio com agentes antimicrobianos. Este é um fator que pode impactar significativamente na detecção e identificação de agentes microbianos. O uso prévio de antimicrobianos pode alterar a flora bacteriana presente em uma infecção, dificultando a identificação precisa dos agentes causadores.

Vamos explorar o porquê desta ser a resposta correta e entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - tratamento prévio com agentes antimicrobianos: Quando um paciente recebe tratamento com antimicrobianos antes da coleta de amostras para identificação microbiana, os medicamentos podem reduzir significativamente a quantidade de microrganismos presentes. Isso pode levar a resultados falso-negativos ou dificultar o isolamento do patógeno responsável pela infecção. Portanto, este é um fator crítico que influencia a eficácia da detecção microbiana.

Alternativa B - exposição a níveis críticos de oxigênio: O oxigênio pode influenciar o crescimento de microrganismos, especialmente em organismos anaeróbios. No entanto, a questão não está diretamente relacionada à capacidade de detecção ou identificação dos agentes, mas sim ao seu crescimento in vitro. Portanto, essa alternativa não é tão diretamente relevante quanto o uso de antimicrobianos.

Alternativa C - ressecamento por mais de oito horas: Embora o ressecamento possa afetar a viabilidade de algumas amostras biológicas, ele não é um fator primário na detecção e identificação de agentes microbianos, como é o impacto dos antimicrobianos. O ressecamento é mais um fator de conservação de amostras do que de identificação.

Alternativa D - alteração do pH: Alterações de pH podem afetar o crescimento de microrganismos, mas novamente, similar ao oxigênio, estas são questões relacionadas ao crescimento e não à detecção direta dos agentes microbianos. O pH não influencia diretamente a identificação de agentes como os antimicrobianos fazem.

Na preparação para concursos públicos em odontologia, é essencial compreender como tratamentos e condições prévias podem influenciar o diagnóstico de infecções. Detalhes como o uso de antimicrobianos são cruciais para os profissionais de saúde bucal ao interpretar resultados laboratoriais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com o trecho citado, pode-se considerar que o tratamento prévio com agentes antimicrobianos é um fator importante para a detecção e identificação de agentes microbianos em infecções, seja localizadas ou sistêmicas. Isso significa que, se o paciente já tiver recebido tratamento com antimicrobianos, pode haver dificuldade em detectar e identificar os agentes causadores da infecção. Portanto, a resposta correta é a alternativa A. As outras alternativas não estão relacionadas ao tema abordado pelo trecho.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo