Durante a Primeira República no Brasil, houve um movi­mento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474722 História
Durante a Primeira República no Brasil, houve um movi­mento conhecido como Tenentismo. Assinale a alternativa correta a respeito desse movimento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Durante o período da Primeira República no Brasil, um fenômeno importante e marcante foi o Tenentismo. Esse movimento é um tema relevante em concursos públicos, pois envolveu mudanças significativas na política do país e teve reflexos na estrutura do poder vigente na época.

Alternativa Correta: E - Reunia oficiais que criticavam a organização política da República Velha e contribuíram para o seu colapso.

Justificativa: O Tenentismo foi um movimento protagonizado principalmente por jovens oficiais do Exército, conhecidos como "tenentes", que estavam insatisfeitos com a corrupção e o clientelismo da República Velha, que era dominada pela política dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Eles defendiam reformas políticas e sociais e questionavam o modelo oligárquico de poder, contribuindo para a queda deste sistema. Com isso, ajudaram a pavimentar o caminho para a Revolução de 1930, que culminou com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Análise das alternativas incorretas:

A - Foi organizado por militares de várias patentes que tentaram modernizar o Exército brasileiro.

Erro: O movimento era composto principalmente por jovens oficiais de baixa patente, e seu foco era a reforma política, não especificamente a modernização do Exército.

B - Era composto de integrantes de grupos paramilitares e desertores que propalavam o federalismo.

Erro: O Tenentismo não era composto por grupos paramilitares ou desertores, e seu foco não era o federalismo, mas sim a crítica ao modelo oligárquico.

C - Não passou de um levante ocorrido no Rio de Janeiro, com reflexos em São Paulo, no ano seguinte à Proclamação da República.

Erro: O Tenentismo ocorreu anos depois da Proclamação da República, na década de 1920, e não se limita a um único evento, mas inclui várias revoltas.

D - Era formado por civis que se identificavam com os militares e se diziam tenentes defensores da República.

Erro: O movimento era composto por militares, não civis, que atuavam como oficiais do Exército.

Compreender o Tenentismo é fundamental para entender as transformações políticas do Brasil no início do século XX e como essas mudanças influenciaram o futuro político do país.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

e) Reunia oficiais que criticavam a organização política da República Velha e contribuíram para o seu colapso.

"Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção."

O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças: Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis); Reforma no sistema educacional público do país; Mudança no sistema de voto aberto para secreto.

 Os tenentistas promoveram revoltas como, por exemplo, a revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Levante, ocorrido em 5 de julho de 1922. Outros exemplos de revoltas tenentistas foram a Revolta Paulista (1924) e a Comuna de Manaus (1924). A Coluna Prestes, liderada por Luis Carlos Prestes, enfrentou poucas vezes as forças oficiais. Os participantes da coluna percorreram milhares de quilômetros pelo interior do Brasil, objetivando conscientizar a população contra as injustiças sociais promovidas pelo governo republicano.

O movimento tenentista perdeu força após a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Vargas conseguiu produzir uma divisão no movimento, sendo que importantes nomes do tenentismo passaram a atuar como interventores federais. Outros continuaram no movimento, fazendo parte, principalmente, da Coluna Prestes.

LETRA E) - Foi um movimento que ocorreu no Rio de Janeiro, onde jovens tenentes passearam pelo forte de Copacabana. SÓ LEMBRAR DISSO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo