Durante a pandemia de COVID-19 a higienização das mãos foi ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045957 Odontologia
Durante a pandemia de COVID-19 a higienização das mãos foi bastante incentivada como forma de prevenção de infecções. A utilização de álcool 70% para a higiene das mãos oferece vantagens, como a não necessidade de pias, sabonetes e toalhas para a secagem das mãos. Sobre essa técnica para higiene das mãos, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

Durante a pandemia de COVID-19, a higienização das mãos ganhou ainda mais destaque como medida de prevenção de infecções. O uso de álcool 70% é amplamente recomendado devido à sua eficácia e praticidade, eliminando a necessidade de água, sabão e tolhas para secagem.

Alternativa C: O álcool 70% é notável por sua rápida ação antimicrobiana e eficácia contra uma ampla gama de microrganismos, incluindo bactérias e fungos, o que o torna um dos agentes preferidos para a higiene das mãos na ausência de água e sabão. Sua concentração é ideal para penetrar na membrana celular dos patógenos, levando à sua destruição.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: O tempo recomendado para a eficácia do álcool 70% na higienização das mãos é geralmente de 20 a 30 segundos, e não de 30 a 40 segundos. Esse tempo é suficiente para garantir que todas as superfícies das mãos sejam adequadamente cobertas e que o álcool possa agir de forma eficaz.

Alternativa B: O etanol e o isopropanol são os álcoois mais comuns usados na desinfecção das mãos. O n-propanol não é tipicamente utilizado para esse fim, e não há evidências específicas de que ele trate a pele enquanto age como antimicrobiano.

Alternativa D: Concentrações de álcool superiores a 70% não são mais eficazes, pois tendem a evaporar muito rapidamente, o que diminui o tempo de contato necessário para uma desinfecção eficaz. Portanto, concentrações mais altas não são recomendadas para uso regular na higienização das mãos.

Alternativa E: O álcool 70% é efetivo contra vírus envelopados, como o vírus da COVID-19, e também é eficaz contra os vírus das hepatites B e C. Essa afirmação é incorreta, pois o álcool pode, de fato, atuar contra vírus envelopados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C - O álcool 70% apresenta rápida ação e excelente atividade bactericida e fungicida, destacando-se entre todos os agentes utilizados para a higiene das mãos. A higienização das mãos é uma das principais medidas preventivas para evitar a propagação de doenças infecciosas, como a COVID-19. O álcool 70% é um excelente agente para higiene das mãos, pois apresenta rápida ação e excelente atividade bactericida e fungicida, o que significa que ele é capaz de eliminar a grande maioria dos microrganismos que podem estar presentes nas mãos. Além disso, o álcool 70% dispensa a utilização de pias, sabonetes e toalhas para a secagem das mãos, tornando-o uma opção prática e eficiente. Portanto, a alternativa correta é a C.

Ácool 70% não protege de esporos e nem protozários.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo