Criança de 5 anos de idade é trazida para atendimento odont...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045976 Odontologia
Criança de 5 anos de idade é trazida para atendimento odontológico por sua mãe. Após a realização de uma radiografia periapical modificada, verifica-se uma imagem radiolúcida na região periapical do elemento 51 desvitalizado, com reabsorção óssea e reabsorção radicular externa patológica. A lâmina dura, na altura do ápice radicular, está rompida e o folículo do germe do dente permanente sucessor ao dente decíduo com suspeita cística encontra-se aumentado. Também se observa deslocamento do germe dentário. Sobre esse caso clínico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O diagnóstico dessa lesão é de cisto radicular, e o tratamento é a endodontia, devido à idade da criança e ao tempo para a erupção do dente permanente. ( ) A película que deve ser utilizada é a de número 4, a qual permite a visualização de uma área maior e evita a repetição da tomada radiográfica. ( ) Caso a criança não seja colaborativa, a auxiliar deve ficar junto com a criança para a realização da tomada radiográfica, já que os pais, de forma geral, são pouco colaborativos. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C, que indica que todas as afirmações são falsas. A imagem radiolúcida na região periapical do dente desvitalizado, com reabsorção óssea e reabsorção radicular externa patológica, o aumento do folículo do germe do dente permanente sucessor ao dente decíduo com suspeita cística e o deslocamento do germe dentário são indicativos de uma lesão periapical inflamatória, que é diferente do cisto radicular. O tratamento indicado para essa lesão é a realização de uma cirurgia periapical. Quanto à película utilizada, a correta é a de número 2, e não a de número 4, como afirmado na alternativa B. E, por fim, não é recomendado que o auxiliar fique junto com a criança para a realização da tomada radiográfica. Em vez disso, é mais indicado que o profissional se comunique de forma clara e acolhedora com a criança para que ela se sinta segura e colaborativa durante o procedimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo