Silva, Zanelli e Tolfo (apud ZANELLI; BORGES-ANDRADE; BASTOS...
Silva, Zanelli e Tolfo (apud ZANELLI; BORGES-ANDRADE; BASTOS, 2014) afirmam que compreender a cultura exige decodificar as razões encobertas dos comportamentos individuais e coletivos.
Avalie o que se afirma acerca dos estudos desses autores sobre a cultura organizacional.
I. As “contraculturas” são grupos de pessoas com um padrão especial ou peculiar de valores, mas que não são inconsistentes com os valores dominantes na organização.
II. Quando os valores de determinadas unidades setoriais se tornam desalinhadas com a cultura hegemônica ou dominantes da organização, produz-se uma dinâmica cultural antagônica, denominada “subcultura”.
III. Uma cultura organizacional emerge quando os participantes passam a compartilhar conhecimentos e pressupostos de como descobrir ou desenvolver modos de lidar com questões de adaptação externa e de integração interna.
IV. O pensamento dominante é o de que, em que pese o processo de decifrar a cultura organizacional ser relevante no entendimento do comportamento nas organizações, a compreensão do contexto sociocultural no qual elas operam é mais significativo.
Está correto apenas o que se afirma em