Os especialistas em logística denominam de distribuição fís...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q589084 Administração de Recursos Materiais
 Os especialistas em logística denominam de distribuição física de produtos, ou resumidamente distribuição física, os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor. 

I. O objetivo geral da distribuição física, como meta geral, é o de levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.

II. No sistema de distribuição “um para um", o veículo é totalmente carregado no depósito da fábrica ou num CD (Centro de Distribuição) do varejista (lotação completa) e transporta a carga para um outro ponto de destino, podendo ser outro CD (Centro de Distribuição) do varejista, uma loja, ou instalações qualquer.

III. A distribuição “um para dois" é também chamada pelo pessoal de transportes de “transferência de produtos".

IV. A distância entre o ponto de origem e o ponto de destino, velocidade operacional, tempo de carga e descarga, tempo porta a porta, quantidade ou volume de carregamento (medidas em toneladas, m3 ou palletes), disponibilidade de carga de retomo e a densidade da carga são alguns elementos que influenciam a distribuição “um para um".

Das afirmativas acima: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O sistema de transpor te na Distribuição Física pode ser

classificado em dois tipos: Distribuição um para um e Distribuição

um para muitos.

No tipo Distribuição um para um, o veículo é totalmente

carregado no depósito da indústria ou em um centro de distribuição

(lotação completa) e a carga é transpor tada para um único ponto de

destino, podendo ser qualquer organização do Canal de Distribuição.

Nesse tipo de distribuição, o veículo é car regado de maneira a ocupar

toda a sua capacidade (volume e/ou peso) e, consequentemente,

tende a diminuir o custo de transpor te. Na prática, a Distribuição um

para um é denominada transferência de produtos.

No tipo Distribuição um para muitos, também conhecido

como Distribuição Compartilhada, ocor re a situação na qual o

veículo é carregado no depósito da organização ou em um centro

de distribuição, nem sempre com lotação completa, e a carga é

transpor tada para diversos pontos de destino do Canal de Distribuição.

Como exemplo, podemos ter diversos atacadistas em municípios

diferentes ou diversas lojas varejistas. Para cumprir essa distribuição, é

elaborado para cada veículo da frota um roteiro específico de entregas

por meio de ferramentas matemáticas de Roteirização de Veículos

O sistema de transporte na Distribuição Física pode ser classificado em dois tipos:

- Distribuição um para um; e

- Distribuição um para muitos.

 

No tipo Distribuição um para um, o veículo é totalmente carregado no depósito da indústria ou em um centro de distribuição (lotação completa) e a carga é transportada para um único ponto de destino, podendo ser qualquer organização do Canal de Distribuição. Nesse tipo de distribuição, o veículo é carregado de maneira a ocupar toda a sua capacidade (volume e/ou peso) e, consequentemente, tende a diminuir o custo de transporte. Na prática, a Distribuição um para um é denominada transferência de produtos.

 

No tipo Distribuição um para muitos, também conhecido como Distribuição Compartilhada, ocorre a situação na qual o veículo é carregado no depósito da organização ou em um centro de distribuição, nem sempre com lotação completa, e a carga é transportada para diversos pontos de destino do Canal de Distribuição. Como exemplo, podemos ter diversos atacadistas em municípios diferentes ou diversas lojas varejistas. Para cumprir essa distribuição, é elaborado para cada veículo da frota um roteiro específico de entregas por meio de ferramentas matemáticas de Roteirização de Veículos.

 

Gabarito: E

O sistema de transporte na Distribuição Física pode ser classificado em dois tipos: Distribuição um para um e Distribuição um para muitos.

 

No tipo Distribuição um para um, o veículo é totalmente carregado no depósito da indústria ou em um centro de distribuição (lotação completa) e a carga é transportada para um único ponto de destino, podendo ser qualquer organização do Canal de Distribuição. Nesse tipo de distribuição, o veículo é carregado de maneira a ocupar toda a sua capacidade (volume e/ou peso) e, consequentemente, tende a diminuir o custo de transporte.

 

III. A distribuição “um para dois" é também chamada pelo pessoal de transportes de “transferência de produtos". ( FALSO )

Pois, Na prática, a Distribuição um para um é denominada transferência de produtos. E não  "um para dois" como afirma o item III.

 

No tipo Distribuição um para muitos, também conhecido como Distribuição Compartilhada, ocorre a situação na qual o veículo é carregado no depósito da organização ou em um centro de distribuição, nem sempre com lotação completa, e a carga é transportada para diversos pontos de destino do Canal de Distribuição. Como exemplo, podemos ter diversos atacadistas em municípios diferentes ou diversas lojas varejistas. Para cumprir essa distribuição, é elaborado para cada veículo da frota um roteiro específico de entregas por meio de ferramentas matemáticas de Roteirização de Veículos.

 

GAB: LETRA E

FONTE: https://canalcederj.cecierj.edu.br/012016/3555dd9aa2336981ae9cc5c14f98a61c.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo