A tipografia é a arte e o processo de criação na composição ...
A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Desta forma, O MARC21 utiliza as convenções tipográficas para parametrizar os campos bibliográficos.
Associe corretamente a convenção tipográfica à sua parametrização.
CONVENÇÕES TIPOGRÁFICAS
(1) #
(2) $
(3) /(barra diagonal)
(4) 1
(5) | (barra vertical)
(6) 0
PARAMETRIZAÇÕES
( ) O símbolo gráfico 1 representa o número 1. Não confundir com a letra i “I” maiúscula e a letra L “l” minúscula.
( ) Representa o dígito zero nas etiquetas, campos fixos e indicadores e outros lugares numéricos. Não confundir com a letra “O” maiúscula, em exemplos e textos.
( ) Posições específicas de caracteres do Líder, Diretório, campo 007 e 008, subcampo $7 dos campos de entradas de ligação são expressas utilizando-se uma barra e o número da posição do caractere. Exemplo: Líder/06, 007/00, 008/12.
( ) Representa um caractere cheio em exemplos do MARC para casos em que um código pode ser usado, mas o criador do registro decide não fornecê-lo. Podemos utilizá-lo nos campos 006, 007 e 008 e subcampo $7 do campo 533 e nas entradas de ligação (760-787). Não utilizamos este símbolo no Líder, nas tags, nos indicadores ou nos códigos de subcampos.
( ) É usado para espaço em branco em campos codificados e em outras situações especiais, em que a existência do espaço em branco poderia ser ambígua.
( ) Indicador de subcampo – utilizado como delimitador de código de subcampo. No texto, os códigos de subcampo são indicados como subcampo $a, por exemplo.
A sequência correta, é