Em relação aos códigos Maliciosos, é correto afirmar que Ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1759917 Segurança da Informação
Em relação aos códigos Maliciosos, é correto afirmar que Cavalo de Troia (Trojan) é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Sendo assim, assinale a opção que apresenta corretamente tipo de trojan.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E é a correta.

Vamos explorar por que esta é a resposta certa e entender as outras alternativas.

Cavalo de Troia (Trojan) é um tipo de malware que se disfarça como software legítimo para enganar o usuário e induzi-lo a instalá-lo. Embora pareça benigno, ele realiza atividades maliciosas de forma oculta, como roubo de dados ou instalação de mais malware.

A alternativa E descreve corretamente o Trojan Clicker. Este tipo de trojan redireciona a navegação dos usuários para sites específicos, muitas vezes com a intenção de aumentar o tráfego desses sites ou para exibir propagandas. Essa definição está correta e é comum entre os Trojans Clickers.

Agora, vamos analisar por que as outras opções estão incorretas:

A - Trojan Downloader: Este tipo de trojan é projetado para baixar e instalar outros malwares a partir da internet. A descrição dada na alternativa A se refere a ataques de negação de serviço (DoS), que não é a função principal de um Trojan Downloader.

B - Trojan Dropper: Este tipo de trojan é usado para entregar e instalar outros malwares no sistema. No entanto, a descrição sobre alterar/apagar arquivos e formatar o disco rígido é mais próximo de um comportamento destrutivo, que não é específico de um Trojan Dropper.

C - Trojan DoS: Esta definição está trocada. Um Trojan DoS seria projetado para executar ataques de negação de serviço, mas a descrição fala sobre instalar outros códigos maliciosos, função mais associada a um Trojan Downloader.

D - Trojan Destrutivo: Embora a descrição de instalar códigos maliciosos embutidos no próprio trojan não esteja errada, ela não é o foco principal de um Trojan Destrutivo, que tem como alvo causar danos diretos ao sistema.

Com isso, fica claro que a alternativa E é a única que define corretamente o tipo de Trojan correspondente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet. 

  • Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

  • Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador. 

  • Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques. 

  • Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação. 

  • Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas. 

  • Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam. 

  • Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante. 

  • Trojan Banker: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.

CERT.br. Cartilha de Segurança para Internet 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo