As crises globais e o sistemático aumento das instabilidades...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970822 Atualidades

As crises globais e o sistemático aumento das instabilidades sociais e garantias de boa qualidade de vida tem impactado na distribuição populacional do mundo contemporâneo. Estimativas realizadas pela ACNUR revelam que, somente em novembro de 2021, mais de 1.500 pessoas morreram tentando cruzar o Mar Mediterrâneo. O número só não foi maior pois ONGs se movimentaram para resgatar outros em segurança, deportando-os novamente para seus países de origem.


Sobre o problema das migrações internacionais no Mar Mediterrâneo, assinale as afirmações como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): 


( ) A maior parte de imigrantes que tentam a travessia pelo Mediterrâneo é de africanos da África Subsaariana, que tentam sair de países com altos índices de insegurança social e instabilidade política e econômica, como a Ruanda e a Etiópia.

( ) Os problemas mais recentes estão concentrados no Egito, que desde a Primavera Árabe tornou-se um Estado de exceção, com guerras civis entre egípcios e árabes na região da Península do Sinai.

( ) Os incentivos políticos e fiscais criados pelos países europeus para a oferta de trabalho nas capitais da Europa Ocidental tem levado a muitos residentes do Oriente Médio e África Setentrional a migrarem para a Europa Mediterrânea.

( ) Por causa da grande heterogeneidade étnica, conflitos políticos e geopolíticos desde o início da década de 2010 e a desconcentração da produção, a estabilidade social no norte africano (Líbia e Tunísia, principalmente) tornou-se cada vez mais fragilizada, forçando imigrações ilegais pelo mediterrâneo.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

Alternativas