Os indicadores educacionais atribuem valor estatístico à qua...
Os indicadores educacionais atribuem valor estatístico à qualidade do ensino, atendo-se, não somente ao desempenho dos alunos, mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas. Eles são úteis, principalmente, para o monitoramento dos sistemas educacionais, considerando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os alunos. Dessa forma, contribuem para a criação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade pela escola.
(Disponível em: http://inep.gov.br/indicadores-educacionais. Acesso em 10/02/2020).
Sobre as mudanças para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), anunciadas pelo governo em 2018, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) A Educação Infantil será incluída no sistema de avaliação por meio de questionários que serão respondidos pelos professores.
( ) As provas, que antes tinham datas diferentes de aplicação, passarão a acontecer nos anos ímpares, enquanto os resultados nos anos pares.
( ) A avaliação da alfabetização será antecipada para o 2º ano, visto que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o fim do ciclo de alfabetização para esse ano. Antes, ela era aplicada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
( ) Alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental passarão a fazer provas também de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, mas o Ideb não irá considerar esses resultados, a fim de continuar com a série histórica, já que nos anos anteriores tais áreas não foram contempladas
( ) A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, ou Prova Brasil) e a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) perdem as nomenclaturas e serão agrupadas sob o mesmo nome: Saeb, acompanhado da etapa correspondente.
A sequência correta é