Em que opção a oração sublinhada traduz uma circunstância de...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para saber qual é o condicional troque o que por caso ou desde que
a) Não sairá daqui sem que tudo fique esclarecido.
Não sairá daqui caso/ desde que tudo fique esclarecido
gabarito a
e Como morava na cidade vizinha, não pôde nos ajudar„
não pode nos ajudar - oração principal.
Troque o como / já que..
Já que morava na cidade vizinha,não pode nos ajudar.
Oração Subordinada adverbial Causal
a) Não sairá daqui sem que tudo fique esclarecido. -> Ao adaptar a frase para a conjunção mais conhecida "SE" o sentido é mantido. -> Se tudo não ficar esclarecido, não sairá daqui. (CONDICIONAL GABARITO).
b) Sua mão tremia tanto que mal escreveu o seu nome. -> Sua mão tremia tanto que, em consequência disso, mal escreveu o eu nome. (CONSECUTIVA/CONSEQUÊNCIA).
c) Não ignoramos que a vida passa depressa .
d) Digo essas coisas, segundo ouvi falar na cidade . (CONFORMIDADE) -> Conforme, segundo, de acordo com...
e) Como morava na cidade vizinha, não pôde nos ajudar (Por que não pôde nos ajudar? - Porque morava na cidade vizinha...). (CAUSA) Porque, ja que, visto que.
Troca sem que por desde que
a) oração subordinada adverbial condicional
b) oração subordinada adverbial consecutiva
c) oração subordinada substantiva objetiva direta ( nós não ignoramos o quê? isso.)
d) oração subordinada adverbial conformativa
e) oração subordinada adverbial causal
Qualquer coisa avisa, que eu venho corrigir. Sucesso :)
a) Entende-se que a condição para que alguém saia de determinado lugar está em que tudo reste esclarecido. A oração sem que tudo fique esclarecido é uma subordinada adverbial final. Aí está, assim, o nexo semântico de condição. Lembremos, inclusive, que sem que é locução conjuntiva que faz parte do grupo dos conectores condicionais. Esta é a resposta da questão.
b) Como notamos, o fato de alguém mal escrever seu nome é decorrente, ou seja, expressa a consequência de sua mão tremer muito. A oração grifada nesta alternativa, como vemos, indica consequência. A oração que mal escreveu o seu nome é classificada em subordinada adverbial consecutiva.
c) A oração que a vida passa depressa, destacada nesta alternativa funciona sintaticamente como objeto direto da forma verbal ignoramos. É oração subordinada substantiva objetiva direta. Os complementos (tanto verbais, quanto nominais), semanticamente, apresentam valor de passividade.
d) A oração segundo ouvi falar na cidade expressa o modo como certas coisas são ditas. A oração é classificada em subordinada adverbial conformativa.
e) Temos em Como morava na cidade vizinha, a causa que impediu alguém de ajudar. Está havendo nexo semântico de causa, então. A oração transcrita classifica-se em subordinada adverbial causal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo