Quanto a construção dos referentes textuais e suas estratégi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A referenciação faz parte do processo de organização global de um texto e, dentre esses processos, destacaremos aqueles que se dão por meio da anáfora e da catáfora. Resumidamente, podemos dizer que as anáforas dizem respeito ao resgate dos termos que foram previamente explicitados em um texto. Sobre as catáforas, podemos dizer que é uma referência feita sobre aquilo que ainda será exposto no texto, resultando, assim, em dois movimentos, respectivamente regressivo e progressivo. As anáforas e catáforas estão presentes em nosso discurso e ocorrem com uma frequência bem maior do que imaginamos.
Carolina acordou às cinco da manhã daquela segunda-feira e seguiu rumo à estação do metrô. A garota esperou durante vinte minutos e era aquilo que estava à sua espera: um vagão lotado, inexplicavelmente habitado por centenas de trabalhadores que se abarrotavam naquele lugar à procura de qualquer mínimo espaço.
Fazendo uma leitura cuidadosa do trecho acima, encontramos alguns exemplos que podem ilustrar os conceitos de anáfora e catáfora. O termo a garota faz referência a um termo expresso anteriormente, nesse caso, o substantivo próprio Carolina. Posteriormente, podemos observar outra anáfora, dessa vez o termo naquele lugar, que retoma o termo vagão lotado. Quanto à catáfora, ela está evidenciada pelo pronome aquilo, que fará referência a um termo ainda não expresso, que é representado pela expressão um vagão lotado.
Ótimo, Vitor Martins!
JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)
Em “O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que
tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança.” a expressão em
destaque reativa por meio de uma forma referencial o drama humanitário em foco.
Fonte: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo:
Contexto, 2006.
A “São desastres constantes nas embarcações...” (1°§) CERTO!✔️
Em “O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações...”
Que"desastres"? O drama humanitário e os dilemas europeus... Logo há referenciação porque houve retomada. Veja que não dá para saber quais desastres o texto se refere sem antes ter tido a informação anterior.
Diz respeito a coesão textual (Uso de conectores; referenciação; reiteração - repetição de palavras; paráfrase - repetição de ideias; substituição por sinônimos, antônimos, hiperrõnimos, hipônimos, metaforas, metonímia...; contiguidade/campo semântico; elipse )
Indo mais a fundo: Talvez o tipo de coesão aqui seja por contiguidade. já que ' drama humanitário e os dilemas europeus' só se relaciona com 'desastres' por conta do campo semântico. = Coesão lexal.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
B “Nelson Mandela nunca teve sucessores a altura...” (3°§)❌
'Nelson Mandela' seira uma referenciação, mas não para retomada de um elemento ou expressão já dito no texto, mas sim como referência com o contexto sociocognitivo. Isto mantém uma coerência extratextual com os conhecimentos do mundo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
C "... no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos.” (1°§)❌
Adjunto adverbial de lugar + Adjunto adverbial de tempo Nenhum destes termos faz referenciação que um elemento ou expressão já dito.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
D "... de que estrangeiros estão roubando os empregos.” (2°§)❌
Vamos colocar em ordem direta as orações que aparecem intercaladas para enteder melhor sua classificação:
país(...) marcado pela percepção (...) de que estrangeiros estao roubando os empregos
Sujeito paciente + Locução verbal + Agente da passiva + Orações subordinadas substantivas completiva nominal
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo