Em instituições hospitalares frequentemente é necessária a r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471181 Farmácia
Em instituições hospitalares frequentemente é necessária a realização da manipulação de medicamentos a partir de uma especialidade farmacêutica, visando o preparo de outra forma farmacêutica que melhor se adeque às necessidades individuais dos pacientes.
De acordo com a RDC Nº 67/07 (ANVISA), marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Tema Central da Questão:

Esta questão aborda a manipulação de medicamentos em instituições hospitalares, conforme estabelecido pela RDC Nº 67/07 da ANVISA. Este regulamento trata das normas para o preparo e manuseio de medicamentos nas farmácias de atendimento hospitalar, focando em segurança, qualidade e rastreabilidade.

A compreensão desta questão requer conhecimento sobre as práticas permitidas e proibidas em hospitais, especialmente no que tange à manipulação e unitarização de medicamentos.

Justificativa da Alternativa Correta:

A - É permitido, exclusivamente em farmácias de atendimento privativo de unidade hospitalar, o preparo de doses unitárias e a unitarização de doses de medicamentos, desde que preservadas suas características de qualidade e rastreabilidade.

Esta alternativa está correta porque reflete a prática permitida pela legislação. Em farmácias hospitalares, a unitarização e o preparo de doses unitárias são atividades permitidas, desde que respeitem as condições de qualidade e rastreabilidade, essenciais para garantir a segurança do paciente.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - No preparo de unitarização de especialidades farmacêuticas, onde há a violação da embalagem primária e reenvase, sendo preservadas as condições de segurança, qualidade e eficácia do medicamento, o prazo de validade final deverá ser reduzido em 25% do prazo de validade recomendado pelo fabricante.

Esta alternativa está incorreta porque a legislação não menciona uma redução específica de 25% no prazo de validade, mas sim exige que qualquer alteração na embalagem primária considere a segurança e eficácia, sem especificar uma porcentagem exata.

C - É facultado às farmácias de atendimento privativo de unidade hospitalar o preparo e armazenamento de medicamentos manipulados/transformados, conforme demandas da instituição, por até 90 dias, desde que preservadas as condições de segurança e eficácia da forma farmacêutica.

Esta opção está errada porque a legislação não permite o armazenamento de medicamentos manipulados por até 90 dias, mas sim que sejam preparados conforme a demanda, garantindo a segurança e eficácia, sem um prazo fixo para armazenamento.

D - É permitida a realização de manipulação de medicamentos em geral e corriqueiramente nas farmácias de atendimento privativo de unidade hospitalar visando a minimização do número de itens padronizados em estoque e para atender às necessidades terapêuticas do paciente.

A alternativa D está incorreta porque, embora a manipulação possa ocorrer para atender às necessidades terapêuticas, não é um procedimento corriqueiro nem com o intuito de apenas minimizar o estoque, devendo seguir normas rígidas para cada situação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo