Para o paciente O.P.O, 80 anos, com dificuldade de deglutiçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471185 Farmácia
Para o paciente O.P.O, 80 anos, com dificuldade de deglutição, foi prescrito o medicamento propranolol 40 mg comprimido. No hospital havia disponível comprimidos sem revestimento. Foi solicitado ao laboratório de manipulação de medicamentos a realização de transformação da forma farmacêutica para facilitar a administração do medicamento. Após análise de viabilidade farmacotécnica, a equipe realizou a manipulação do comprimido industrializado disponível em pó medicamentoso, sendo dispensado em sachês com o conteúdo de cada comprimido, para dissolução em água no momento da administração.
Marque a alternativa CORRETA quanto ao medicamento manipulado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender alguns conceitos fundamentais sobre formas farmacêuticas e equivalência farmacêutica. O foco principal da questão é a transformação de um medicamento de uma forma sólida (comprimido) para uma forma que facilite sua administração (pó para dissolução), considerando a dificuldade de deglutição do paciente.

Alternativa Correta: B - O produto manipulado é uma alternativa farmacêutica.

Justificação para a Alternativa Correta:

Uma alternativa farmacêutica refere-se a produtos que contêm o mesmo medicamento em diferentes formas ou dosagens. No caso apresentado, o propranolol, que originalmente era em comprimido, foi manipulado para ser um pó. Ambos contêm o mesmo princípio ativo (propranolol) e na mesma dosagem (40 mg), mas em formas farmacêuticas diferentes, o que caracteriza uma alternativa farmacêutica.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - O produto manipulado é um equivalente farmacêutico.

Equivalentes farmacêuticos são medicamentos que possuem a mesma forma de dosagem e a mesma quantidade de princípio ativo. No caso apresentado, a forma de dosagem mudou de comprimido para pó, portanto, não são equivalentes farmacêuticos.

C - O produto manipulado é um bioequivalente absoluto.

Bioequivalência refere-se à demonstração de que dois medicamentos têm a mesma taxa e extensão de absorção no corpo. Como a questão trata de uma alteração na forma farmacêutica e não menciona estudos de absorção, não pode ser considerado um bioequivalente absoluto.

D - O produto manipulado é um medicamento genérico.

Um medicamento genérico é aquele que é comprovadamente equivalente a um medicamento de referência, mas de fabricante diferente. A manipulação feita no hospital para criar uma forma de pó não cria um medicamento genérico, pois não há alteração do fabricante nem intenção de substituir um medicamento de referência.

Compreender esses conceitos ajuda a interpretar questões sobre equivalência e alternativas farmacêuticas com maior confiança. Espero que a explicação tenha sido clara e útil para seus estudos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa farmacêutica: medicamento que contem o mesmo fármaco, a mesma dosagem e diferem em relação ao sal, éster, forma farmacêutica ou via de administração.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo