De acordo com ALMEIDA (2017), a ordem de infusão de medicame...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471190 Farmácia
De acordo com ALMEIDA (2017), a ordem de infusão de medicamentos oncológicos pode influenciar nos resultados clínicos, pois o emprego de mais de um fármaco em um mesmo paciente implica em diversas interações, podendo ser prejudiciais ou benéficas. Avalie as assertivas quanto a ordem adequada de infusão dos medicamentos oncológicos que podem refletir em interações benéficas para o paciente e marque a alternativa CORRETA.
I – Em protocolos clínicos que envolvem o 5-fluorouracil e ácido folínico, infundi-se primeiramente o Ácido folínico seguido do 5-fluorouracil, pois a prévia reposição do folato contribui para otimização da resposta do 5-fluorouracil.
II - No protocolo FLOX, em que se associa 5-fluorouracil + ácido folínico + oxaliplatina, administra-se primeiro a oxaliplatina em seguida o ácido folínico e por fim o 5-fluorouracil, pois a oxaliplatina contribui para diminuição do metabolismo do 5-fluorouracil e o folínico pode potencializar a ação do 5-fluorouracil, obtendo-se assim um sinergismo benéfico.
III – Em protocolos onde se associam trastuzumabe e paclitaxel observa-se uma associação sinérgica e um padrão de resposta melhorado com a administração do anticorpo monoclonal primeiramente. 
Alternativas