Os sistemas de distribuição de medicamentos e produtos para ...
( ) No sistema de distribuição por dose individualizada os medicamentos são separados especificamente para cada paciente, para um determinado período, de acordo com a prescrição médica.
( ) No sistema de distribuição de medicamentos coletivos os pedidos são feitos em nome dos pacientes. A farmácia envia os medicamentos para serem estocados nas unidades de enfermagem. Não há participação direta do farmacêutico em todas as etapas do processo.
( ) Os sistemas híbridos de dispensação mesclam métodos centralizados e descentralizados de dispensação, com o uso de automação e/ou sistemas manuais. Apesar de serem mais seguros, requerem estudos mais elaborados para planejar a implantação.
( ) No sistema de distribuição por dose unitária, os medicamentos que não podem ser fracionados em dose unitária e que também não se encontram disponíveis comercialmente em doses já fracionadas (cremes, pomadas, colírios, etc.) devem ser dispensados para cada setor em suas embalagens originais, conforme apresentação oferecida pelo laboratório fabricante, disponível no mercado.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - V, F, V, F
O tema central da questão é a distribuição de medicamentos em farmácias hospitalares, abordando diferentes sistemas utilizados para garantir que os medicamentos cheguem aos pacientes de forma eficiente e segura. Para resolver essa questão, é necessário compreender os conceitos de distribuição por dose individualizada, coletiva, híbrida e dose unitária.
Justificativa da Alternativa Correta:
(V) Sistema de distribuição por dose individualizada: Este sistema envolve a separação de medicamentos especificamente para cada paciente, por tempo determinado, com base na prescrição médica. Isso garante uma administração segura e personalizada, tornando essa assertiva verdadeira.
(F) Sistema de distribuição de medicamentos coletivos: Diferentemente do que foi afirmado, os pedidos não são feitos em nome dos pacientes, mas sim em nome das unidades, o que permite o armazenamento de medicamentos nas unidades de enfermagem. Este sistema não necessariamente exclui a participação do farmacêutico em todas as etapas. Portanto, essa assertiva é falsa.
(V) Sistemas híbridos de dispensação: Estes sistemas combinam métodos centralizados e descentralizados, podendo utilizar automação ou sistemas manuais. Embora mais seguros, realmente requerem estudos detalhados para sua implementação adequada, o que torna essa assertiva verdadeira.
(F) Sistema de distribuição por dose unitária: Quando medicamentos não podem ser fracionados em doses unitárias, eles devem ser dispensados em suas embalagens originais. Entretanto, a questão sugere que há uma regra geral sobre esta prática, enquanto algumas instituições podem ter políticas específicas diferentes. Assim, essa assertiva é falsa.
Com essas explicações, fica claro que a sequência correta é D - V, F, V, F.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo