O Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471200 Farmácia
O Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos do Ministério da Saúde/ANVISA preconiza as práticas seguras para prescrição de medicamentos, dentre as quais é CORRETO afirmar: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta, que trata do Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, um tema central na farmacovigilância. O foco está em práticas seguras na prescrição de medicamentos, conforme orientações do Ministério da Saúde/ANVISA.

A farmacovigilância é a ciência e as atividades relacionadas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros problemas relacionados a medicamentos. Neste contexto, a questão aborda práticas que visam garantir a segurança do paciente durante o uso de medicamentos.

Alternativa correta: C

A alternativa C afirma que as prescrições devem ser revisadas por um farmacêutico antes de serem dispensadas e que erros de prescrição devem ser notificados ao Núcleo de Segurança do Paciente. Esta prática é fundamental para assegurar que erros sejam identificados e corrigidos antes da administração dos medicamentos, reduzindo riscos à saúde do paciente. A revisão por farmacêuticos é uma medida efetiva na prevenção de erros de medicação, um ponto central na farmacovigilância.

Alternativas incorretas:

A: A afirmação de que alergias devem constar apenas na prescrição de admissão está incorreta. A informação sobre alergias é crucial e deve estar constantemente acessível durante todo o período de tratamento do paciente, não apenas na admissão.

B: Embora a prescrição com instruções claras como "se necessário" seja uma prática recomendada, abolir totalmente o uso de expressões como "se necessário" não é realista. Em muitos casos, a necessidade de administração de um medicamento depende de condições variáveis do paciente, e esse tipo de fraseologia pode ser necessário para flexibilidade terapêutica.

D: A sugestão de abolir todas as abreviaturas pode parecer apropriada à primeira vista, mas nem sempre é praticável. Abreviaturas padronizadas e universalmente compreendidas são amplamente usadas na prática médica. O importante é garantir que as abreviaturas utilizadas sejam claras e não suscetíveis a interpretações errôneas.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor os conceitos envolvidos na questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo