Um paciente, durante sua internação no hospital, pode necess...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta.
Alternativa A: Em pacientes com incapacidade ou alteração na deglutição, a gastrostomia é frequentemente utilizada quando há necessidade de acesso enteral por tempo prolongado. É, de fato, um método preferido porque permite a administração direta no estômago, sendo também adequada para a administração de medicamentos. Este método é menos invasivo a longo prazo e tem menores chances de complicações em comparação com métodos temporários.
Alternativa B: Está incorreta. A administração de fenitoína via cateter ao mesmo tempo que a alimentação enteral pode, na verdade, diminuir a absorção do fármaco. Isso ocorre porque a fenitoína pode se ligar aos componentes da dieta, resultando em níveis plasmáticos mais baixos do que o necessário para a eficácia terapêutica, não aumentando, como mencionado na alternativa.
Alternativa C: Também incorreta. A nutrição enteral é geralmente preferida à parenteral sempre que possível, não só por ser eficaz, mas também por apresentar menor custo e menor risco de complicações graves, o que contradiz a afirmação da alternativa.
Alternativa D: Está errada. A ingestão de ciprofloxacino com dieta enteral pode resultar na diminuição, e não no aumento, da concentração plasmática do medicamento. Isso ocorre devido à interação com os componentes da dieta, o que pode diminuir a absorção do ciprofloxacino, especialmente quando administrado por gastrostomia.
Compreender as nuances da administração de medicamentos via nutrição enteral e parenteral é crucial na farmácia hospitalar. Este conhecimento garante que os pacientes recebam o suporte nutricional e farmacológico necessário de maneira segura e eficaz.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo