A doença de Alzheimer é uma demência progressiva que se cara...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471206 Farmácia
A doença de Alzheimer é uma demência progressiva que se caracteriza por perda das funções cognitivas e físicas, em geral com sintomas comportamentais. A farmacoterapia dos sintomas não cognitivos é direcionada para os sintomas psicóticos, o comportamento inapropriado ou disfuncional e a depressão. Sobre a farmacoterapia dos sintomas não cognitivos na doença de Alzheimer é CORRETO afirmar: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra A. Vamos entender por quê.

Tema central da questão: A questão aborda a farmacoterapia dos sintomas não cognitivos na doença de Alzheimer, que incluem sintomas psicóticos, comportamentos inapropriados e depressão. Para resolver esta questão, é necessário compreender como diferentes classes de medicamentos são usadas para tratar esses sintomas em pacientes com Alzheimer.

Justificativa da alternativa A: Esta alternativa afirma que os inibidores da colinesterase e a memantina proporcionam uma melhora modesta nos sintomas comportamentais ao longo do tempo, mas não são eficazes para reduzir significativamente a agitação aguda. Esta é a resposta correta, pois esses medicamentos são usados principalmente para tratar os sintomas cognitivos e podem ajudar modestamente nos comportamentais, mas não são eficazes para tratar agitações agudas. A memantina atua como um antagonista do receptor NMDA, enquanto os inibidores da colinesterase aumentam a disponibilidade de acetilcolina, ambos contribuindo de forma modesta para a melhora geral dos sintomas.

Análise das alternativas incorretas:

B - Benzodiazepínicos: A alternativa B sugere que os benzodiazepínicos são recomendados para tratar a agitação em episódios agudos e em uso prolongado. No entanto, esta abordagem não é ideal, pois os benzodiazepínicos podem causar dependência e efeitos adversos em longo prazo, especialmente em pacientes idosos com Alzheimer. Eles são, geralmente, reservados para uso a curto prazo e situações específicas.

C - Antidepressivos tricíclicos: A alternativa C menciona o uso de antidepressivos tricíclicos e ISRSs, como sertralina e citalopram. Embora os ISRSs sejam frequentemente usados para tratar depressão em Alzheimer, os antidepressivos tricíclicos não são recomendados devido aos seus efeitos colaterais, especialmente em idosos.

D - Antipsicóticos atípicos: A alternativa D fala sobre o uso de antipsicóticos atípicos, como olanzapina e risperidona. Embora possam melhorar os sintomas comportamentais, o uso é cauteloso devido ao risco de eventos adversos significativos, como aumento do risco de AVC e mortalidade em pacientes idosos com demência. Portanto, seu uso é restrito e só considerado quando os benefícios superam os riscos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo